10 de junio : Día de Portugal, de Camões y de las Comunidades Portuguesas en el Extranjero
Este jueves es día festivo en Portugal. El Día de Portugal, de Camões y de las Comunidades Portuguesas se celebra recordando el 10 de junio de 1580, fecha del fallecimiento del insigne escritor Camões.
En Extremadura, se celebra principalmente en las ciudades de Badajoz y Olivenza, a través de diversas ceremonias, actividades, conciertos musicales que juntan cada años a millares de personas, entre emigrantes portugueses, luso-españoles o iberistas. Todo gracias al hecho de que es una región que tiene una gran relación con Portugal desde hace siglos, principalmente con la región vecina del Alentejo. El mejor ejemplo de esa relación es la Eurociudad de Elvas-Badajoz.
En Canadá, especialmente en Toronto, Ontario, cada año más de 200 000 luso-canadienses celebran la festividad del 10 de junio, manteniendo una infinidad de eventos en torno a la fecha. La semana de celebraciones y festival culmina con un desfile en la calle de Dundas, en la zona conocida como Little Portugal (Toronto). El desfile termina cerca de Trinity Bellwoods Park, en el que se producen innumerables espectáculos. El desfile del día de Portugal es el tercero más grande de los que en Canaadá se celebran y se desarrolló por primera vez en 1966.
El día de Portugal es celebrado en diversas ciudades de Francia, Luxemburgo, Suiza, Brasil, Inglaterra y Africa del Sur.
O dia 10 de Junho nem sempre foi conhecido como na atualidade. Este dia já foi celebrado como o “Dia da Raça: a raça portuguesa e os portugueses", isto aconteceu durante o período do ano de 1933 a 1974, o regime da Ditadura do Estado Novo até à Revolução dos Cravos em 25 de Abril.
Como Luís de Camões foi uma figura emblemática para Portugal e associada aos Descobrimentos, fazia todo o sentido ser utilizado como forma de o regime celebrar os territórios coloniais e o sentimento de pertença a uma grande nação, como sendo uma só raça e língua comum.
O 10 de Junho é definido como feriado, após a implantação da República e na sequência dos trabalhos legislativos em 5 de Outubro de 1910.
No decorrer desses trabalhos, foi realizada a publicação de um decreto onde definia os feriados nacionais, tendo sido inclusivamente eliminados feriados religiosos, com a intenção de diminuir a influência da Igreja Católica e consolidar a laicização da sociedade.
No decreto definia os feriados nacionais e dava a possibilidade dos concelhos e municípios seleccionarem um dia do ano que representasse as suas festas. Lisboa optou pelo 10 de Junho como feriado municipal, em homenagem a Camões, dado que esta era a data apontada como sendo a da morte do poeta.
O que seria apenas um feriado municipal passa a ser exaltado com o Estado Novo. Assim, a partir desse momento o Dia de Camões passou a ser celebrado a nível nacional.
Mas não ficou por aqui, até ao 25 de Abril de 1974, o 10 de Junho era conhecido como o Dia de Camões, de Portugal e da Raça como anteriormente visto, este último epíteto criado por Salazar na inauguração do Estádio Nacional em 1944.
Assim sendo, a partir de 1978 o dia 10 de Junho ficou designado como Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
No Decreto-Lei n.º 39-B/78 de 2 de março, lê-se:
“O dia 10 de Junho, Dia de Camões e das Comunidades, melhor do que nenhum outro, reúne o simbolismo necessário à representação do Dia de Portugal. Nele se aglutinam em harmoniosa síntese a Nação Portuguesa, as comunidades lusitanas espalhadas pelo Mundo e a emblemática figura do épico genial.”