Coches "Arco", ya regenerados, a la puerta de la factoría de Guifões
Poco a poco, porque el trabajo al respecto es enorme; piensen que cada coche de viajeros "Arco" es desmantelado de arriba a abajo y regenerado punto a punto; pero el milagro que la CP, sus talleres especializados, están operando con los "Arco" comprados a la Renfe, se está haciendo bien presente...

Son muchos los coches de viajeros de este tipo que aún tienen que ser transformados para acabar como nuevos... Pero algunos, tras meses de trabajos, ya están saliendo del horno, como suele decirse; y el aspecto es inmejorable... Nos llegan desde los talles de Guifões, donde los llamados "Cristiano´s Ronaldo´s da ferrovia" operan este trabajo casi artesanal y tan meritorio, fotos que atestiguan que los "Arco" muy pronto ya... serán noticia rodando sobre la red portuguesa ferroviaria. De hecho, algunos ya están listos para ser sometidos a pruebas sobre los carriles, verificándose -entre otras cosas- el funcionamiento del sistema reductor de corriente que para ellos han inventado los ingenieros de la CP, de modo que la alimentación que aporten las locomotoras portuguesas a los coches sea la conveniente y necesaria para las instalaciones eléctricas que en cada "Arco" se disponen.


As primeiras carruagens, compradas pela CP à espanhola Renfe e que vão ser plenamente recuperadas em Guifões, Matosinhos, destinam-se à Linha do Minho e deverão estar em funcionamento a partir do final deste verão.
Das 51 carruagens compradas por cerca de 1,6 milhões de euros, 18 estão a ser recuperadas nas oficinas da CP em Guifões. O trabalho com as restantes carruagens começará quando as 18 primeiras estejam OK e com guía de marcha.
De acordo com o referido no seu día pelo presidente da CP, Nuno Freitas, a Linha do Minho vai ser a primeira a beneficiar com as carruagens "novas", que deverão estar em circulação no fim do verão, uma vez extendidos os certificados de homolgação por parte la autoridade ferroviaria europeia.
"Estas carruagens vão levar as cores e o interior da CP. No final, vão ser carruagens completamente novas. O primeiro conjunto (18) vai para ser utilizadas na eletrificação da linha do Minho. Passamos a ter comboios elétricos, em vez de comboios Diesel. Temos já sete locomotivas recuperadas (Allstom) para fazer esse serviço integrando assim comboios com as carruagens Arco", referiu.
O restante equipamento a recuperar depois será utilizado noutras linhas, "provavelmente para fazer regionais e inter-regionais na Linha do Norte". Também o Inter-regional Figueira da Foz-Coimbra-Valença deverá ser dos primeiros comboios a estar integrados por Allstom+carruagens "Arco" em quantos estes coches estejam finalmente disponíveis. Actualmente, o novo comboio Figueira da Foz-Valença do Minho está servido -de modo provisorio- por locomotiva Allstom+coches "Corail".








Los nuevos coches "Arco" de la CP con la nueva librea que van a portar... Impactantes.