Hermanada con Pontevedra desde hace décadas, Barcelos es una ciudad hermosa que conserva mucho de su patrimonio histórico y que convierte un paseo por el centro de la ciudad en algo muy deseable y placentero. Lo hicimos, una vez más, con resultados fotográficos que, pese a ser últimas horas de la tarde, fueron aceptables... Fotos sin tratar, tal cual salieron de la máquina, son las que siguen. (Fotos de ARAÚJO MACEIRA)

Barcelos é uma antiga cidade portuguesa do século XII, no distrito de Braga, região do Norte e sub-região do Cávado, com uma grande história, que conta com diversos monumentos medievais, como a Igreja Matriz Santa Maria de Barcelos, Torre do Cimo da Vila e o Monumento Castrejo, sendo também imprescindível visitar a zona histórica, onde se destaca a famosa Ponte de Barcelos, ponte medieval de estilo gótico do século XIV. Um dos símbolos da cidade e um dos mais famosos de Portugal é o Galo de Barcelos, antiga lenda e que conta com diversos monumentos do famoso galo espalhados por toda a cidade. 
É sede do município homónimo de Barcelos com 378,9 km² de área e 120 391 habitantes (2011), subdividido em 61 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Viana do Castelo e Ponte de Lima, a leste por Vila Verde e por Braga, a sueste por Vila Nova de Famalicão, a sudoeste pela Póvoa de Varzim e a oeste por Esposende.

Importante ) HAGAN CLICK SOBRE CADA FOTO PARA PODER VER A MAYOR TAMAÑO