Viagem pela (Liga) Europa
0
Comentarios
![]() |
Abel Ruíz (redes sociales) |
Pelo descrito, as deslocações arsenalistas incluirão visitas à cidade sérvia de Belgrado, à cidade dinamarquesa de Herning e à cidade búlgara de Razgrad. É só escolher a melhor altura e o melhor destino para conhecer, no acompanhamento de mais esta aventura europeia bracarense.
O SC Braga entrou no sorteio de Istambul com o estatuto de cabeça de série, sendo o único representante luso nas provas fora da Liga dos Campeões (LC), onde estão três equipas lusas, o que lhe permitiu evitar os nomes mais fortes da competição. Mesmo assim, nos restantes potes havia equipas bem mais fortes, que convinha evitar, o que foi conseguido graças à “amizade” do sorteio.
A simpatia do sorteio aumentou bastante as responsabilidades, estando na ambição de cada braguista o apuramento para a fase seguinte, a fase a eliminar. Note-se que o primeiro classificado se apura diretamente para os oitavos de final, ao passo que o segundo classificado disputa uma eliminatória de acesso a essa fase com uma equipa proveniente da Liga dos Campeões e o terceiro classificado desce para a Conference League, ou seja, na prática só o último classificado é excluído das provas europeias, o que aumenta o grau de exigência nas hostes brácaras. Mas o sorteio constituiu, também, verdadeiros grupos de Champions, onde a competição deverá ser elevada e mesmo o acessível grupo F contém três equipas que “caíram” da LC, além do conjunto arsenalista.
Duas notas finais para as convocatórias das seleções. Se na seleção portuguesa começa a fugir à inteligibilidade de muita gente a constante exclusão de Ricardo Horta na seleção portuguesa, sem que ninguém questione o selecionador Fernando Santos sobre essa situação incompreensível, ficando uma nota muito negativa para a situação, na seleção espanhola Abel Ruiz viu o seu nome incluído por Luís Enrique, premiando a excelência do trabalho que vem fazendo em Braga e a sua notória evolução, além de mostrar que em Espanha o mérito é premiado, ao contrário do que se vê na nação valente. Aguardemos, pois, por outras convocatórias futuras na esperança de que a inenarrável situação de Ricardo Horta possa ser corrigida e o tempo mostre que as chamadas não se devem ao facto de pertencerem a determinado agente, como diz o “povo” de boca bem abastada. Resta ao 21, por enquanto, sentir o conforto dos seus adeptos, que o veem como um símbolo vivo do clube.
![]() |
António Costa |
"O sítio dos Gverreiros” é uma coluna de opinião de assuntos relativos ao SC Braga, na perspetiva de um olhar de adepto braguista, com o sentido crítico necessário, em busca de uma verdade externa ao sistema. Publicada cada semana no "Zero Zero", com a debida venia do autor RBTRIBUNA reproduce depois análise e comentarios semanais do profesor António Costa.