El último parte_$type=three$m=0$rm=0$h=400$c=3$show=home

Portada_$type=slider$count=6$rm=0$show=home

"rbtribuna") Por el final de las absurdas fronteras (políticas, sociales, burocráticas, económicas...) que aún subsisten entre España (singularmente Galicia) y Portugal...y que tanto perjudican a la ciudadanía ibérica

Fronteras y test) Benítez quiere ir a ver a Cabrita para contarle que la Raia merece otro trato

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Rio Minho manifestou hoje “profunda preocupação” com a “confusão e consternação” que ...

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Rio Minho manifestou hoje “profunda preocupação” com a “confusão e consternação” que as novas medidas de prevenção da covid-19, estão a gerar nos residentes no Norte de Portugal e Galicia.
Em comunicado, aquele organismo adiantou que entre “os novos condicionalismos impostos pelo Governo português nas fronteiras terrestres, a partir de quarta-feira, a apresentação de resultado negativo de teste PCR (72h) ou antigénio (48h) para entrar em Portugal, por via terrestre, tem gerado um ambiente de grande confusão na sua interpretação”.


“Contribui para destabilizar e comprimir a dinâmica social e funcional tão ‘sui generis’ destes territórios de fronteira, em particular de ambas as margens do rio Minho”, refere o organismo, na nota conjunta do diretor, o presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira e do vice-diretor e deputado de Cooperação Transfronteiriça da província de Pontevedra, Uxío Benitez Fernandez.
Ambos decidiram solicitar, “com caráter de urgência, uma audiência ao ministro da Administração Interna”.
A decisão foi tomada, hoje, durante uma reunião do conselho coordenador do AECT Rio Minho, em Valença, “de modo a clarificar esta situação e a sensibilizar o Governo português para o impacto económico e sociocultural que estas medidas acarretam para o quotidiano transfronteiriço”.

Constituído em 2018, o AECT Rio Minho abrange 26 concelhos: os 10 municípios do distrito de Viana do Castelo que compõe a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho e 16 concelhos galegos da província de Pontevedra, com ligação ao rio Minho.
O AECT Rio Minho disse estar “surpreendido com a introdução de novas medidas que condicionam a mobilidade regular nas regiões de fronteira, sensivelmente um mês depois dos Governos de Portugal e Espanha terem assinado um novo tratado de amizade e cooperação, na cimeira luso-espanhola”.

Aquele organismo territorial explicou que o despacho n.º 11820-B/2021, publicado na segunda-feira, pelos gabinetes do Ministro da Administração Interna, da Ministra da Saúde e da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, refere que a situação dos trabalhadores transfronteiriços, que exercem atividade profissional regular até 30 quilómetros da fronteira, assim como dos trabalhadores de serviços essenciais (trabalhadores da área de transportes, de emergência e socorro, segurança e de serviços de urgência) está acautelada, bastando a apresentação do certificado digital europeu, o que já é um sinal de reconhecimento da expressiva realidade laboral existente”.
No entanto, acrescenta o AECT do rio Minho, “o enquadramento para a livre circulação de residentes destas zonas de fronteira apresenta-se de difícil interpretação”.
“A proximidade social entre as populações raianas do rio Minho tem como base a inexistência de fronteiras. As suas rotinas diárias concretizam-se, quer de um lado quer do outro da margem, sem pensar se está em Portugal ou Espanha, mas sim por estarem a desfrutar de um território comum”.
O AECT Rio Minho voltou a insistir que, agora, “mais do que nunca, é imperioso implementar, com caráter urgente e efetivo” as medidas saídas da última cimeira luso-espanhola.

Apontou “o novo estatuto do trabalhador transfronteiriço, a operacionalização de um Cartão de Cidadão Transfronteiriço, que poderá ser a base do desenvolvimento de um programa-piloto que promova a simplificação da vida das pessoas e para que no futuro, se houver necessidade de voltar a fechar as fronteiras, estas pessoas não voltem a ser afetadas”.

“Após seis meses de encerramento parcial de fronteiras, em 2020 e 2021, divididos em dois períodos, os significativos prejuízos económicos que afetaram os cerca de 13.000 trabalhadores transfronteiriços existentes na fronteira do Alto Minho com a Galiza, e os milhares de negócios que integram esta economia transfronteiriça, nunca foram ressarcidos pelos respetivos Estados, apesar das reivindicações”.
Nesse sentido, “o AECT Rio Minho defende um regime de exceção para estes territórios fronteiriços em que a realidade de cooperação e de partilha são um exemplo na União Europeia”.


Benítez&friends vuelven a estar escandalizados ... y no sin razón



 

Nombre

Avenida Central,85,Desporto,78,Espaço Global,96,Eurorregião,135,FERROVIA,59,Grande Reportagem,65,Mass-Media,99,Ocio-turismo,67,OPINIÓN,31,PORTADA,224,POSTALES,22,S.C.BRAGA,9,Últimoparte,57,Vidas,69,
ltr
item
RB TRIBUNA: Fronteras y test) Benítez quiere ir a ver a Cabrita para contarle que la Raia merece otro trato
Fronteras y test) Benítez quiere ir a ver a Cabrita para contarle que la Raia merece otro trato
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjdmWXKAs2x8q0A8lpsjoUGjLxceQlZItXNj_YP6KuP__RGGa1bT8aQ1Tn_1XPYC47IeiYEdEldM_vDC7I6Jr0acDEqqeBh6Cl5Oxgdc3V9xpeWucUPAmdFLq1MFnj_7d6ZqXYVZ1yloxc8yjC9v4zKYjDNuuj0bkIvjHmw6QZN8GxUq5OdIMAkTlAc=w640-h252
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjdmWXKAs2x8q0A8lpsjoUGjLxceQlZItXNj_YP6KuP__RGGa1bT8aQ1Tn_1XPYC47IeiYEdEldM_vDC7I6Jr0acDEqqeBh6Cl5Oxgdc3V9xpeWucUPAmdFLq1MFnj_7d6ZqXYVZ1yloxc8yjC9v4zKYjDNuuj0bkIvjHmw6QZN8GxUq5OdIMAkTlAc=s72-w640-c-h252
RB TRIBUNA
https://www.rbtribuna.com/2021/12/benitez-quiere-ir-ver-cabrita-para.html
https://www.rbtribuna.com/
https://www.rbtribuna.com/
https://www.rbtribuna.com/2021/12/benitez-quiere-ir-ver-cabrita-para.html
true
6187483566481878899
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content