Disponível Estudo de Públicos da Cultura de Braga

Disponível Estudo de Públicos da Cultura de Braga desenvolvido no âmbito da candidatura a Capital Europeia da Cultura

A Braga’27, o projecto de candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027, disponibilizou no seu website (www.braga27.pt) e redes sociais o estudo “Públicos da Cultura de Braga: 2º semestre de 2020”.

Este estudo foi encomendado pelos promotores da candidatura – Município de Braga e Theatro Circo –, ao Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura (POLObs) do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, no âmbito da Estratégia Cultural de Braga 2020-2030 e do processo de candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura.

Os objectivos centrais deste estudo foram dois: traçar o perfil dos públicos dos equipamentos e eventos culturais de referência no concelho e identificar potenciais novos públicos no território.

A realização do mesmo permitiu também efectuar a análise da comunicação estratégica do Município e dos equipamentos culturais visados, identificando alguns dos seus impactos para o diálogo, o envolvimento, a fidelização, a captação e a formação de públicos. Através dele foi possível ainda quantificar a satisfação dos públicos com a oferta cultural actual na Cidade.

Este estudo integrou, portanto, três dimensões: uma primeira dimensão de análise que visou uma aproximação ao contexto cultural da região nas suas mais variadas dimensões, com especial incidência ao Município de Braga, tendo em consideração o trabalho desenvolvido no âmbito da Braga 2020-2030; uma segunda dimensão com foco nas estratégias para o diálogo, o envolvimento, a fidelização, a captação e a formação de públicos para a cultura; e uma terceira grande dimensão que se centrou nos públicos actuais e potenciais da Cultura de Braga.

Os inquéritos por questionário foram os principais instrumentos de recolha de dados nesta terceira dimensão, através dos quais se procurou reunir contributos para que espaços, equipamentos e organizações culturais de Braga conheçam de forma mais profunda os seus públicos e públicos potenciais.

Aos participantes neste questionário foi oferecido 50% de desconto num espectáculo de programação própria do Theatro Circo ou do gnration, de forma a que o questionário fosse ele próprio um motor de participação na actividade cultural do Concelho.

O relatório final completo deste estudo, bem como o seu sumário executivo, onde se pode consultar as suas principais premissas e conclusões, estão ambos disponíveis para download no website da Braga’27, em: https://bit.ly/3rW3jLP

Foto : Lais Pereira