A Penha é um pulmão verde que impressiona pela beleza e harmonia.
Situada no concelho de Guimarães, a apenas cinco quilómetros do centro da cidade e a 8 minutos de teleférico, conjuga religiosidade e natureza, elementos que ocupam um lugar de extraordinária importância.
Ao esplendor do Santuário, altivo no topo da montanha, junta-se uma paisagem verdejante, fortemente pontuada pela imponência do granito e recantos singulares.
A montanha assume-se como o pulmão de Guimarães, com 60 hectares de área verde preservada, grutas, ermidas, miradouros e um parque de campismo.

O Parque da Penha com uma grande variedade botânica, algumas fontes e um miradouro com vistas privilegiadas sobre a cidade de Guimaraes e comarca é um lugar de grande destaque.

Para chegar a este grande miradouro pode optar pelo automóvel ou pelo teleférico. 

O Teleférico de Guimarães entrou em funcionamento a 11 de março de 1995, e está aberto todo o ano, ligando o Centro Histórico de Guimarães à Montanha da Penha, num trajeto de 1700 metros, vencendo um desnível de 400 metros em apenas 8 minutos.

A Penha é um dos mais extraordinários locais de culto religioso do Norte do País, com destaque para o Santuário de Nossa Senhora do Carmo da Penha, do famoso Arquiteto Marques da Silva, dispondo ainda de restaurantes, hotel, bares, mini-golfe, circuitos de BTT, rotas pedonais, áreas de piqueniques e um magnifico parque de campismo de montanha, como já temos dito.

A Penha é igualmente conhecida pelas suas magníficas características naturais: autêntico santuário de vida natural, com as melhores vistas sobre a região, até ao mar. Dispõe de um monumental conjunto de rochas que convidam a uma visita demorada e de uma notável diversidade de espécies arbóreas.

Pueden hacer click sobre las fotos para ver a mayor tamaño)

Un gran parque rodea al santuario

Muy cuidado, con naturaleza exuberante

Teleférico une en 8 minutos el alto de la montaña con el centro de la ciudad

Vistas impresionantes : al fondo el estadio don Afonso Henriques

17 de septiembre de 1947

Castillo de Guimaraes y Palacio de los Duques de Bragança, bien iluminados 

Maravillosos rincones en plena naturaleza

Detalle interior del santuario

Explanada delante del santuario

Mesas, bancos, lugares cuidados para pasar un día agradable

Santuario : acceso principal

Constantes peñas aparecen intercaladas en el paisaje

Monumentos a la bajada de la montaña...

60 hectáreas de área verde preservada



En portugués : Santuário de Nossa Senhora do Carmo da Penha