Vila Praia de Âncora é uma freguesia portuguesa do município de Caminha, com 8,15 km² de área e mais de 5.000 habitantes. Foi elevada à categoria de vila a 5 de Julho de 1924, alterada então a sua designação oficial de Santa Marinha de Gontinhães para Vila Praia de Âncora. Em 1922 a localidade e o rio eram conhecidos por Amora. É a vila e freguesia mais populosa do município de Caminha.

Situada no fim de um vale protegido a norte pela Serra D'Arga e a sul pelo Monte de Santa Luzia, Vila Praia de Âncora é uma vila piscatória carregada de tradições. O rio Âncora faz a divisão da praia, galardoada com Bandeira Azul: a parte norte, onde se forma uma pequena piscina, propícia para as brincadeiras das crianças, é delimitada por um pontão, próximo do Forte do Lagarteiro e dum pequeno porto de pesca; a parte sul, à qual se acede através de uma ponte reservada a peões, é moldada por um cordão dunar, protegido por longos passadiços de madeira.


Atualmente, Vila Praia de Âncora, devido à sua praia e paisagens maravilhosas e aos seus vários monumentos, testemunhos da sua excecional história, é uma vila dedicada essencialmente ao Turismo. O seu património cultural e natural, o artesanato, os desportos aquáticos, a pesca e as tradições gastronómicas contribuem para uma agradável estadia em Vila Praia de Âncora.

Situada na freguesia de Vila Praia de Âncora, a praia principal é de tipo costeira e arenosa. A praia de Vila Praia de Âncora oferece todas as condições para gozar a época balnear em pleno. Dentro dos parâmetros de qualidade exigidos, os extensos areais e o mar, aliados à paisagem, proporcionam a todos os visitantes alí uma experiencia memorável. Muito procurada, esta praia contempla todos os equipamentos necessários ao seu usufruto e as suas qualidades terapêuticas, pela quantidade de iodo, são reconhecidas.

LOCALIZAÇÃO : 
Coordenadas: N 41º 48.80154' O 8º 51.92394'