As cegonhas-brancas na zona dos Cais do Bico, na Murtosa : é belo vê-las às dúzias nos postes que lhes propiciaram para nidificar ou nas torres de igrejas destes territórios. Nesta zona da Ria de Aveiro existem seis postes de nidificação da cegonha, onde nascem as crías.

Este é um caso de sucesso da preservação da vida animal e prova como é possível uma coexistência pacífica entre o reino animal e os humanos, proclamava com razão, tempo atrás, o jornal "Ondas da Serra".

Em 2018 realizou-se a monitorização dos parâmetros reprodutores tendo-se efetuado o acompanhamento de 133 ninhos. Os valores obtidos estão em linha com o histórico da região de Aveiro tendo-se obtido um valor médio de 2,35 juvenis por ninho. A dimensão das ninhadas variou entre 0 juvenis (24,8% dos ninhos) e 6 juvenis (0,75% dos ninhos).
Atualmente, a cegonha-branca já não é considerada uma espécie ameaçada pelo livro vermelho dos vertebrados de Portugal.
A população continua a crescer em grande parte do território portugués embora em algumas regiões os valores de produtividade sejam muito baixos.

Las fotos de Araújo Maceira fueron captadas, en día demasiado gris y ya muy entrada la tarde, con muy poca luz, amenazando lluvia, pero sirven para dar fe de que, en Aveiro, tambièn, lo que algunos llaman el milagro de las cigüeñas se sigue dando año tras año...