Una visita en el arranque de la Primavera a la Mata Nacional do Buçaco y al Palacio Real (actualmente Palace Hotel de Buçaco) es siempre reconfortante. Quienes gusten de andar pueden allí pasarse el día entero, descubriendo fantásticos espacios naturales, árboles excepcionales y especies vegetales de enorme interés. Actualmente : las visitas a pie son gratuitas, las que se hacen llegando con un coche cuestan 6 euros -pasajeros del vehículo incluidos en el precio-.

EL REPORTAJE GRÁFICO ES DE ARAÚJO MACEIRA








































A portuguesa serra do Buçaco, tradicionalmente designada pelo menos desde o século XVIII, e até o século XX, como serra do Bussaco, é uma elevação de Portugal Continental, com 549 metros de altitude na zona do marco geodésico, situado no seu planalto, e não no miradouro da Cruz Alta, como erradamente é referenciado e com a orientação NO - SE que começa na zona do Ninho de Águia e termina na famosa Livraria do Mondego.

A Mata Nacional do Buçaco (Bussaco na grafia antiga) é uma área protegida localizada na Serra do Buçaco, freguesia de Luso, concelho da Mealhada. Foi plantada pela Ordem dos Carmelitas Descalços no primeiro quarto do século XVII, encontrando-se delimitada pelos murros erguidos pela ordem para limitar o acesso a mata.
Os Carmelitas construíram também aí o Convento de Santa Cruz do Buçaco, destinado a albergar essa ordem monástica, que existiu entre 1628 e 1834, data da extinção das ordens religiosas em Portugal.
Em 1888 foi iniciada a construção do Palácio Real (actualmente Palace Hotel do Buçaco) no local do convento, sendo este parcialmente demolido para o efeito.

A Mata Nacional do Buçaco possui espécies vegetais do mundo inteiro importadas pela Ordem dos Carmelitas Descalços, incluindo o célebre cedro-do-buçaco (Cupressus lusitanica). Localiza-se aqui um habitat único: o adernal, cuja distribuição mundial se circunscreve aos escassos hectares existentes no Buçaco.

Fuentes : Turismo Centro / Wikipedia