Braga e Barcelos estreitam laços de cooperação

Os Presidentes das Câmaras Municipais de Braga e Barcelos, Ricardo Rio e Mário Constantino, promoveram uma reunião de trabalho tendo em vista o aprofundamento das relações de colaboração entre as duas autarquias e a concertação de posições em torno de matérias relevantes para o interesse regional.

À cabeça, ambos os autarcas interpelam o próximo Governo a assumir uma postura mais condizente com a promoção da coesão territorial e o desenvolvimento pleno do potencial do País, evocando a capacidade exportadora e a diversidade económica dos seus Concelhos.

“Ninguém compreende que atento o peso que estes territórios, tal como os da envolvente, têm para o crescimento económico do País, não tenham beneficiado de investimentos relevantes por parte do Estado Central nos últimos anos, e tenham sido esquecidos no desenho do Plano de Recuperação e Resiliência”, sustentam.

Os dois Presidentes de Câmara defendem assim um reforço do investimento público no Minho nos anos vindouros, em áreas centrais como a mobilidade, o acolhimento empresarial, a saúde e a valorização do património natural.

De mote próprio, ambos os Municípios pretendem reforçar as iniciativas conjuntas na esfera da captação de investimento, da descentralização cultural e do ordenamento do território, em sede dos processos em curso da revisão do PDM.

Por outro lado, aproveitarão as plataformas intermunicipais em que ambas as cidades se encontram inseridas para dar seguimento a projectos como a Ecovia do Cávado e o Serviço Intermunicipal de Transportes (CIM Cávado) ou para avaliar novas soluções infra-estruturais de mobilidade no Quadrilátero Urbano.

A esta reunião de trabalho entre os dois Presidentes, seguir-se-ão reuniões temáticas entre os responsáveis dos diferentes pelouros, tendo em vista o desenvolvimento de projectos conjuntos nas diversas áreas de responsabilidade.