El Parque da Cidade, o Parque da Devesa, en Famalicão, es todo un gran punto de encuentro de los ciudadanos de la propia urbe famalicense, pero también de muchos otros habitantes de otras poblaciones, numerosos turistas, gran número de visitantes... No es para menos, pues esta formidable extensión de terreno, como ya hemos comentado en un reportaje anterior hecho a la salida del pasado otoño, es una excelente opción para pasar una mañana, una tarde o incluso un día entero. RBTRIBUNA volvió a visitarlo, ahora que ya la Primavera se adueña del parque, sus plantas, sus árboles, sus animales... El resultado es el reportaje de ARAÚJO MACEIRA que sigue... toda invitación a pasarse por allí, para volver a disfrutarlo, o si no lo conoces, para entender que merece la pena visitarlo.

O Parque da Devesa é um espaço verde urbano situado junto ao centro da cidade de Vila Nova de Famalicão. Com os seus 27 hectares, o parque é um espaço único de contacto com a Natureza, lazer, convívio e desporto, que se configura como um veículo de excelência para a educação ambiental e para a sustentabilidade, e como uma mais-valia cultural, cívica e ética, propondo-se contribuir para o crescimento integral dos cidadãos no respeito pelo próximo, pela natureza e pelas gerações futuras.

Este parque é atravessado em toda a sua extensão pelo Rio Pelhe, que em muito contribui para a beleza e aprazibilidade, nas quais também concorrem a respetiva galeria natural, como por exemplo, os lagos, os carvalhos centenários, as sequóias e outras árvores de pequeno e grande porte, bem como penedos graníticos.
Para além de tudo o que foi anteriormente referido, o parque também possui valências que proporcionam momentos de cultura e educação, vertentes para as quais contribuem os edifícios aqui implantados, são eles: Casa do Território, Anfiteatro (com capacidade para 1000 espectadores), Famalicão em Forma, Serviços de Arqueologia, Serviços do Património Cultural e os Serviços Educativos.
História

Localizado em quintas rurais abandonadas há décadas devido ao adiamento constante da construção de um parque neste mesmo espaço, o Parque da Devesa, cujo projeto, da autoria do Arquitecto Noé Diniz, assentou na despoluição e renaturalização das margens e do próprio Rio Pelhe, a implantação de um lago artificial, aproveitando a água do rio, a requalificação dos edifícios rurais das antigas quintas desactivadas, transformando-os em equipamentos culturais e educativos, a reinvenção do moinho de água e recuperação dos tanques. Salientar ainda, que foram plantadas mais de 37 mil exemplares de árvores e arbustos de diferentes espécies.

(Com datos da Câmara Municipal e Wikipedia)

FOTOS de ARAÚJO MACEIRA