Braga) Crianças evocam a Paz e a Liberdade em momento artístico simbólico

Iniciativa decorre a 9 de Maio, Dia da Europa.

Crianças evocam a Paz e a Liberdade em momento artístico simbólico.

Perto de meia centena de crianças e jovens vão participar na próxima Segunda-feira, 9 de Maio, num Manifesto pela Paz, na Avenida da Liberdade, em Braga. Na data em que se assinala o Dia da Europa para festejar a paz e a unidade do continente europeu, o Município de Braga convida todos os que se quiserem associar à iniciativa a participar num momento artístico simbólico, que se irá iniciar pelas 11h00, na Avenida da Liberdade.

Cerca de 170 sacos de areia branca é a matéria-prima que dará corpo à barricada artística que será intervencionada pelos participantes.

Os dias conturbados que vivemos dão o mote para a iniciativa que pretende chamar a atenção para a necessidade de se criar um espaço aberto e seguro ao pensamento, à palavra e sobretudo à Liberdade. Nesta jornada de aprendizagem constante, é essencial partilhar e multiplicar a Paz e comprometer as futuras gerações com os princípios de uma sociedade que respeita os direitos humanos e a diversidade cultural.

Refira-se que o Dia da Europa assinala o aniversário da histórica “Declaração Schuman”, que expôs a visão de Robert Schuman de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável uma guerra entre os países europeus. Considera-se que a actual União Europeia teve início com a proposta de Robert Schuman.