Sergio Freitas

Memorando de entendimento será assinado esta Quinta-feira

Braga recebe comemorações do dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Será celebrado na próxima Quinta-feira, dia 2 de Junho, um protocolo entre a Presidência da República e o Município de Braga tendo em vista a preparação das comemorações do dia 10 de Junho presididas pelo Presidente da República, que este ano terão como palco a Cidade de Braga.

A iniciativa, que irá decorrer em formato digital, contará com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, e de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.

O ponto alto destas comemorações será a Cerimónia Militar do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que irá ocorrer na Avenida da Liberdade no dia 10 de Junho, pelas 11h00, contando com a presença de um efectivo total de 2054 militares.

Segundo Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, é um enorme orgulho para a Cidade receber estas comemorações.

“Braga é o local certo para celebrar uma data com um simbolismo tão especial. A Cidade é líder em tecnologia e empreendedorismo no país e no mundo e é a prova do enorme valor e importância dos nossos cidadãos e territórios. O caminho que estamos a percorrer demonstra que é possível afirmar o nosso talento a diferentes níveis e nos mais diversos palcos internacionais”, afirma, apelando aos Bracarenses para que se envolvam e associem a estas comemorações participando nas várias actividades agendadas.

O programa inicia-se no dia 6 de Junho com as ´Actividades Militares Complementares´, uma exposição de meios e capacidades militares que estará patente na Avenida Central e no início da Avenida da Liberdade.

No dia 9 de Junho decorre na Praça do Município a cerimónia do içar da Bandeira Nacional. No palco colocado na Praça da República irão realizar-se, sempre com início às 21h30, três concertos ao ar livre abertos à comunidade: Banda da Força Aérea (7 de Junho); Banda da Armada (8 de Junho) e Banda do Exército (10 de Junho).

Já o Theatro Circo recebe o concerto da Banda Militar Conjunta no dia 9 de Junho, às 21h30. Neste caso, a entrada é gratuita - mediante levantamento de bilhete no Theatro – mas limitada ao número de lugares disponíveis.

Também no dia 10 de Junho decorre, às 18h30, na Praça do Município, a cerimónia do arriar da Bandeira Nacional. Nos dias 11 e 12 de Junho mantêm-se em exposição as ´Actividades Militares Complementares´. As comemorações encerram às 18h30 de dia 12 de Junho.