Llegarán en el 2025) Metro do Porto va a reforzar su flota con 32 nuevos trenes

Novas unidades começam a chegar em 2025

O Metro do Porto irá ver a sua frota reforçada com mais 22 veículos de metro ligeiro, existindo ainda a opção de compra de mais 10 unidades. O anúncio foi feito, esta segunda-feira, por Tiago Braga, presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, durante a conferência Portugal Railway Summit 2022, que se realizou no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

“Inicialmente, lançámos um concurso para 18 novas unidades, de modo a fazer face às necessidades de exploração da Linha Rosa, mas decidimos lançar um novo concurso para mais 22 veículos, com opção de mais 10, que farão a operação da Linha Rubi. "É neste procedimento que estamos neste momento a trabalhar”, explicou Tiago Braga.

O concurso será lançado até final deste ano, devendo a primeira fornada de 22 veículos ser entregue até ao final de 2025, coincidindo com a conclusão da obra da Linha Rubi, que ligará a Casa da Música a Santo Ovídio. Para os outros 10 veículos, o prazo de entrega aponta a finais de 2026. “O nosso intuito foi o de, aumentando o número de veículos, fazer com que o concurso seja mais interessante para os produtores de material circulante”, referiu o presidente da Metro do Porto.

Estas 32 unidades terão 35 metros de comprimento e serão bidireccionais e acopláveis. Caracterizam-se também por disporem de um mínimo de seis portas de folha dupla, de um piso baixo e plano e de um sistema de travagem regenerativa, podendo alcançar até 80 km/hora de velocidade. Além disto, possuem uma supervisão de circulação por ATP (Automatic Train Proteccion) e facilidades para o transporte de bicicletas, pranchas e malas.