Primer fin de semana de junio) Regresa la romería y fiestas de São Gonçalo, en Amarante

Vuelven muchas fiestas tradicionales, ahora que hay licencia para ello, aunque la pandemia sigue ahí y cada dos por tres tenemos noticia de parientes y conocidos que, aún vacunados, han apañado el virus. Tengan cuidado si andan por lugares de aglomeraciones. En cuanto vean masas cercanas, pongan la máscara y no se fíen. El bicho es como las pulgas y los perros, en este caso transportado por las personas, va dando saltos de un transportista a outro potencial transportador...

Dicho lo que antecede, saludamos con especial destaque la vuelta de una de las más tradicionales romerías de la Eurorregión Galiza-Norte de Portugal. Hablamos de la romería y fiestas de San Gonzalo, en la siempre entrañable y bella Amarante, a orillas del río Támega...


A Câmara de Amarante anunciou o programa das Festas do Junho,que decorre entre 03 e 05 de junho, com um cartaz que inclui as celebrações tradicionais e um novo espaço para os mais jovens.

SEXTA-FEIRA

No dia 03, às 09:30 e às 15:00, o Grupo de Bombos Os Amigos da Borga faz arruada pela cidade e às 22:00 participam no Despique de Bombos que percorre as ruas da cidade, com saídas do Largo Conselheiro António Cândido (Arquinho), Alameda Teixeira de Pascoaes, Parque do Ribeirinho e Largo de Santa Luzia.

O tradicional Despique de Bombos começa às 23:00 no Largo de São Gonçalo, e vai contar com a participação dos Bombos de Santo André, Bombos de Santa Maria de Jazente e As Rosas de Santa Maria de Jazente, Grupo de Bombos Os Amigos da Borga, Grupo de Bombos Regional de S. Simão e Grupo de Bombos de Santo Estevão.

À mesma hora, no Largo Conselheiro António Cândido atuam os Suspensive Mood. O espetáculo de fogo-de-artifício arranca às 00:30, a partir da Ponte Nova.foto Paulo Alexandre Teixeira

A autarquia acrescenta que a novidade para este ano será o Alameda FEST, uma nova zona com street food, bares e uma feira de artesanato que vai animar a Alameda Teixeira de Pascoaes, entre as 22:00 e as 06:00, ao som dos DJ’s Francisco Praia, Fifty, Tikinho, Higuita e Frank Le Noir.

SÁBADO

No sábado, às 08:30, realiza-se o Concurso de Gado – Raças Autóctones no antigo campo de treinos do Amarante FC – Rua da Baseira. Há arruada de bombos antes da atuação da Banda Musical de Amarante e da Banda Musical de S. Martinho de Mancelos, com saída do Largo de Santa Luzia, às 15:30.

A Eucaristia é celebrada às 16:00 na Igreja de São Gonçalo e, uma hora depois, há concerto das bandas de música no Largo de São Gonçalo.

No Largo Conselheiro António Cândido, a partir das 21h00, atuam o Rancho Folclórico de Vilarinho – Vila Caiz, Grupo Folclórico de Vila Chã do Marão, Rancho Folclórico do Centro Cultural e Recreativo de Gouveia S. Simão, Rancho Folclórico de Salvador do Monte e Grupo Folclórico “As Padeirinhas de Moure” da União Cultural e Desportiva de Moure. 
E no Largo de Santa Luzia, o Grupo de Cantares e Danças de Santa Cruz de Riba Tâmega, Rancho Folclórico Amizade de Telões, Rancho Folclórico da Associação Casa do Povo Figueiró Santiago, Rancho Folclórico de Louredo e Fregim, Grupo Folclórico de Santa Cruz de Vila Meã e Rancho Folclórico da Associação Cultural e Recreativa de São Martinho de Mancelos.

Às 22:00, atuam novamente a Banda Musical de Amarante e a Banda Musical de S. Martinho de Mancelos, no Largo de São Gonçalo.

Meia hora depois, a animação fica a cargo de Emanuel, no Campo da Feira. Às 00:30, há espetáculo piromusical.

Na segunda noite do Alameda FEST, os DJ’s convidados são Pete Tha Zouk, Tikinho, Higuita e Frank Le Noir.foto Paulo Alexandre Teixeira

DOMINGO

O domingo, terceiro e último dia das Festas do Junho, começa com uma arruada seguida da chegada dos romeiros, às 11:00, ao Arquinho.

O desfile conta com a participação do Grupo Folclórico de Vila Chã do Marão, Grupo Folclórico “As Padeirinhas de Moure” da União Cultural e Desportiva de Moure, Rancho Folclórico de Louredo e Fregim, Rancho Folclórico do Centro Cultural e Recreativo de Gouveia S. Simão e do Grupo Folclórico de Santa Cruz de Vila Meã.

À mesma hora celebra-se a Eucaristia em Honra de São Gonçalo de Amarante, na Igreja de São Gonçalo.

Às 14:00, voltam as arruadas com os grupos de bombos e as bandas de música. Uma hora depois realiza-se no Largo de Santa Luzia um concerto da Banda Musical de Amarante e da Banda da Associação Musical de Várzea. Às 16:00, atua o Grupo de Cavaquinhos de Vila Meã, no Arquinho, seguido dos Propago de Música Tradicional.

A procissão em honra de São Gonçalo de Amarante arranca, às 18:00, do Largo de São Gonçalo, fazendo o percurso pela Rua 5 de Outubro, Rua Cândido dos Reis, Avenida Joaquim Leite de Carvalho, Rua interna à Av. 1.º de Maio, Rua João Pinto Ribeiro, Largo de Santa Luzia, Rua Cândido dos Reis, Rua 5 de Outubro, Largo de São Gonçalo, Ponte de São Gonçalo, Rua 31 de Janeiro, Largo Conselheiro António Cândido/ Arquinho, Rua António Carneiro, Rua 31 de janeiro, Ponte de São Gonçalo e Largo de São Gonçalo.

Às 20:00 faz-se a bênção à cidade e há o lançamento de cravos, a partir da Igreja de São Domingos. 

A partir das 17:00, a animação faz-se na Alameda FEST ao som dos DJ’s Music & Friends.

O encerramento das Festas do Junho está marcado para as 00:30 com uma sessão de fogo de artifício.