Todos os caminhos vão dar a Bracara Augusta) Braga Romana regressa entre25 e 29 de Maio



Fotos : Sergio Freitas)

Decorreu, nas Termas Romanas do Alto da Cividade, a apresentação da Braga Romana 2022. De 25 a 29 de Maio, todos os caminhos vão dar a Bracara Augusta.

Após um período de paragem devido à pandemia de Covid-19, a Cidade de Braga volta a vestir-se a rigor para celebrar a sua fundação e recriar o quotidiano de Bracara Augusta. Num evento único e apaixonante celebram-se os primeiros tempos da Opulenta e Aeterna Cidade de Bracara Augusta, fundada há mais de dois mil anos pelo imperador César Augusto.

Ao longo de cinco dias, a Braga Romana terá 72 horas de programação, com 240 actuações em cinco palco, 120 actividades pedagógicas e mais de 70 entidades associativas e escolares envolvidas no evento.

Toda a programação está disponível em: https://bit.ly/bragaromana2022programa.

Evento mobiliza sociedade Bracarense

Como afirmou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, este é um ´projecto mobilizador da sociedade Bracarense, que tem o mérito de agregar cidadãos, comerciantes, instituições, associações e escolas, sendo também parte integrante da estratégia de divulgação da História e do Património desta Cidade Bimilenar´.

As ruas do Centro Histórico são, uma vez mais, o palco privilegiado para a reconstituição das actividades económico-sociais da época, para a animação de rua constante, cortejos, espectáculos e representações teatrais.

A cerimónia de abertura (Ludi Florei – Florália) terá a participação de cerca de 2600 crianças e de 80 entidades, entre escolas, grupos de teatro e associações. Já o cortejo triunfal (Bracara Augusta Triumphalis) terá mais de mil participantes e cerca de 40 entidades envolvidas. O mercado romando terá 115 mercadores presentes.

Braga celebra em festa o seu legado, os sítios visitáveis, a sua identidade e em comunidade assiste a um ecléctico e inspirador programa cultural e pedagógico com as artes circenses, cortejo triunfal, representações dramáticas, visitas guiadas e personificações mitológicas, numa viagem no tempo verdadeiramente inesquecível.

Vista-se a rigor, delicie-se com iguarias romanas revisitadas para si, encante-se com os bailarinos e dance ao som da música do Deus Lupercus, divirta-se com as pantominas dos actores, aprenda estratégias nos jogos, saúde a Júpiter, honre a Marte com os Legionários e usufrua dos produtos artesanais.

É caso para dizer: em Braga seja Bracaraugustano! Bracara Augusta espera por si!