Um conceito estratégico) Braga candidata-se a iniciativa Europeia de Cidades e Regiões Circulares

Braga candidata-se a iniciativa Europeia de Cidades e Regiões Circulares

O Município de Braga apresentou a candidatura para integrar as Cidades e Regiões Circulares (Circular Cities and Regions Initiative - CCRI), uma iniciativa da União Europeia com foco na implementação da economia circular a nível local e regional.

A Economia Circular é um conceito estratégico baseado na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia; ultrapassa o âmbito e foco restrito das acções de gestão de resíduos e de reciclagem, com uma acção mais ampla, desde o redesenho de processos, produtos e novos modelos de negócio até à optimização da utilização de recursos.

Desta forma, circula o mais eficientemente possível, produtos, componentes e materiais nos ciclos técnicos e/ou biológicos. Ciente destes novos desafios, o Município já elaborou, em Março deste ano, o seu “Diagnóstico para a Economia Circular no Concelho de Braga” vertendo num documento todas as práticas e iniciativas que são desenvolvidas no Concelho, visando disseminar as boas práticas aqui mencionadas e incentivar novos parceiros.

A fim de capacitar e apoiar o desenvolvimento económico, a CCRI apoiará os municípios e regiões da União Europeia e facilitará a colaboração e a partilha de conhecimentos. O objectivo desta candidatura é seleccionar um grupo de cidades, regiões ou aglomerados territoriais para se tornar o Grupo Piloto CCRI. Estas regiões com alto potencial de desenvolvimento no campo da economia circular receberão suporte específico para desenvolver Soluções Sistémicas Circulares, bem como orientação personalizada para a implementação dos Planos de Acção de Economia Circular, Planos de Investimento em Economia Circular e monitorização dos mesmos.