1º Encontro de Peregrinos do Caminho da Geira e dos Arrieiros, o itinerário que liga Braga a Santiago de Compostela.


1º Encontro de Peregrinos do Caminho da Geira e dos Arrieiros "O Caminho em nós", o itinerário que liga Braga a Santiago de Compostela.

“Jogos no Caminho” promovem convívio transfronteiriço sobre o Caminho da Geira.


Uma iniciativa sócio-cultural, que pretende juntar em convívio peregrinos no KM100 do Caminho da Geira e dos Arrieiros, para promover este itinerário jacobeu que liga Braga a Santiago de Compostela, está a ser organizada pela Plataforma Berán no Caminho, em Berán, na província galega de Ourense.

O 1º Encontro de Peregrinos do Caminho da Geira e dos Arrieiros "O Caminho em nós", que decorre na área recreativa da Capela de São Roque, pretende promover o debate informal e a troca de experiências entre peregrinos, no dia 16 de julho, envolvendo-os em diversos jogos tradicionais galegos e portugueses.

“Nós convidamos os peregrinos portugueses, sobretudo os ligados ao Caminho da Geira e dos Arrieiros, a proporem jogos tradicionais e a participarem nos 'Jogos no Caminho', que visam destacar Berán como o KM100 deste itinerário e como berço da associação iniciadora deste itinerário”, explica Abdón Fernández, presidente da associação fundadora do projeto (AJCMR) e porta-voz da Plataforma Berán no Caminho, com sede no concelho de Leiró.

O encontro pretende, igualmente, “criar um espaço de intercâmbio cultural transfronteiriço”, envolvendo peregrinos e localidades pelas quais passa o Caminho da Geira e dos Arrieiros, e a organização está a preparar um espaço com condições para pernoitar, sanitários e duches para os participantes poderem ficar mais do que um dia, se for essa a sua intenção.

A lista de jogos prevista para já, que pode sofrer alterações por questões logísticas ou incorporação de jogos tradicionais portugueses, inclui matraquilhos, corrida de sacos, jogo da chave, jogo da bisca, braço de ferro, jogo da corda ou jogo do sapo.

As equipas são constituídas por 10 elementos, podendo participar mais do que uma por localidade, que concorrem individualmente, aos pares ou coletivamente, conforme os jogos. Cada jogo pontuará para a classificação final, havendo prémios para as três equipas melhor classificadas.

“Em breve, a organização divulgará numa página na Internet a listagem final dos jogos, as regras de cada jogo e da pontuação”, bem como outras ações do 1º Encontro de Peregrinos do Caminho da Geira e dos Arrieiros "O Caminho em nós", refere Abdón Fernández, destacando que, neste momento, “o mais importante é convidarmos os nossos amigos peregrinos, sobretudo do norte de Portugal – Berán fica a apenas uma hora e meia de distância de Braga -, a participaram nos 'Jogos no Caminho' e a proporem jogos tradicionais portugueses para serem incluídos no evento”.

Além dos jogos, haverá música, por exemplo com gaiteiros, e outras atividades que a organização está ainda a preparar e anunciará em breve.

O Caminho da Geira e dos Arrieiros foi apresentado em 2017 em Ribadavia (Galiza) e Braga, reconhecido pela Igreja em 2019, reconhecido pela associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico em 2020 e é um itinerário oficial da Peregrinação Europeia de Jovens do Ano Santo Jacobeu 2021/22.

Este percurso de 240 quilómetros destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira Romana, a via do género mais bem conservada do mundo, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos escassos cinco que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.