En Viana do Castelo ha cambiado el paisaje urbano. Notablemente : es cierto que quien más, quien menos, se había acostumbrado a convivir con la aberración urbanística del polémico y famoso "predio Coutinho". Tras 20 años de lucha, el "predio Coutinho" al final fue abajo... Los amigos de "OlharVianadoCastelo" han tenido a bien mostrarnos 2 fotos, a modo comparativo, de lo que antes era la vista de Viana do Castelo y lo que es ahora...

Depois de mais de 20 anos de impasses e debates, os 13 andares do Edifício Jardim - conhecido por Prédio Coutinho - desaparecem da cidade de Viana do Castelo.


Rui Manuel Mesquita Mendes
"Objectivamente o Prédio Coutinho era uma aberração urbanística, as cidades não podem continuar a ser pasto para a especulação urbanística sem qualquer preocupação pela qualidade do espaço urbano.
A existência desde tempos recuados de normas urbanísticas que valorizam as vistas do mar e da serra, que impedem que se construam edifícios demasiado altos, mostra que estas regras não são novidade nenhuma.
O problema está em quem autorizou esta construção, mas infelizmente já foi há tanto tempo que hoje não há quem possa responder pela ilegalidade cometida.
Outros exemplos já foram demolidos, como as torres do Aleixo (Porto), as da Torralta em Tróia, mas ainda existem outras que merecem e mereceriam igual corte, como as já mencionadas torres de Ofir - ainda para mais em área dunar sensível - a Torre de Santo António na Covilhã, o prédio da Segurança Social em Viseu ...."