Espectacular visita guiada ao espaço patrimonial do Santuário do Sameiro promove Braga

Programa cultural decorre sábado, dia 18, a partir das 16h00, na freguesia de Espinho

Descentrar oferece visita guiada ao espaço patrimonial do Santuário do Sameiro

Estão abertas as inscrições para a visita guiada ao espaço patrimonial do Santuário do Sameiro, que vai decorrer no próximo sábado, 18 de junho, no âmbito do Descentrar, o programa cultural promovido pelo município de Braga.

Espinho é o próximo palco do Descentrar e a jornada cultural arranca pelas 16h00, com a visita guiada. A entrada é livre mas sujeita a inscrição prévia que pode ser feita através do preenchimento de formulário no link https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-visita-guiada-ao-espaco-patrimonial-do-santuario-do-sameiro-365418997057.

A visita ao espaço patrimonial do Santuário do Sameiro tem como objetivo proporcionar um melhor conhecimento do património edificado e da história de Braga, através dos espaços, dos jardins, cruzeiro e algumas fontes.

Para além da visita, o programa do Descentrar em Espinheiro oferece ainda o espetáculo de novo circo “Rasto”, a cargo de Erva Daninha e o concerto de música clássica “A Magia da Flauta Transversal” pela Orquestra Filarmónica de Braga.

O novo circo arranca pelas 18h30, no Santuário do Sameiro. “Uma pausa numa longa viagem. Um momento de paisagens diversas, contrastes, mistura de realidades e sentidos. A máquina agrícola ganha vida própria, ruge, dança na arena. Os homens todo-o-terreno revelam a sua fragilidade, a força, procuram o equilíbrio. Juntos alteram a natureza, lavram terras, semeiam caminhos, colhem lugares, deixam rasto.”

A partir das 21h30, na Cripta do Santuário do Sameiro, o solista Gil Magalhães irá executar o Concerto para Flauta Transversal e Orquestra do compositor italiano: Saverio Mercadante. Trata-se de um dos mais lindos e virtuosos concertos escritos para Flauta Transversal e Orquestra. A magia e envolvência do som da Flauta Transversal que irá encher os corações dos ouvintes e a interpretação de outras obras de grandes compositores como Vivaldi e Haydn que irão fazer desta noite memorável.

Refira-se que depois do sucesso alcançado em 2021, o programa cultural “Descentrar”, promovido pelo Município de Braga, regressou com uma forte aposta na divulgação e promoção efetiva do património cultural e natural concelhio, através de novas criações artísticas e abordagens contemporâneas.

O Descentrar 2022 vem acompanhado de mais música, mais teatro, mais circo e mais eventos em muitos mais espaços do concelho. No total, a programação cultural chega a treze freguesias, praticamente o dobro das localidades abrangidas pelo programa no ano passado. Todas as iniciativas culturais são de entrada livre, embora limitada e condicionada à lotação do espaço em que decorrem.

Até dezembro são promovidos cerca de 30 eventos, num programa cultural único, desenhado para cada local através de um conjunto de espetáculos de novo circo e de teatro, concertos, visitas-guiadas a espaços patrimoniais e concertos comentados de música clássica e erudita.

Programa na íntegra disponível no link https://bit.ly/3kffQX8