Lugares marianos) El imponente Santuario de "Nossa Senhora dos Remédios", en Lamego ( año 1761)

El Santuario de Nuestra Señora de los Remedios se encuentra en la ciudad de Lamego, en la eurorregión Galiza - Norte de Portugal. De hecho, la ciudad de Lamego es una de las integradas en la asociación Eixo Atlántico del Noroeste Peninsular, que en su día fundaron los alcaldes de Vigo (Carlos Príncipe) y Porto (Fernando Gomes). 

El Santuario que hoy nos ocupa, se encuentra a 350 km al norte de Lisboa y a solo 130 km de la ciudad de Porto. De Vigo a Lamego hay una distancia de 235 kilómetros por autopista y autovía.

Situado en la cima del monte de San Esteban, los peregrinos acceden a pie al santuario a través de una larga y espectacular escalinata que arranca desde el mismo centro de la ciudad, algo muy llamativo. Las escaleras comienzan en la plaza de la avenida Dr. Alfredo de Sousa.

"A Romaría de Portugal"

No local onde se encontra o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios, o monte de Santo Estêvão, existiu outrora uma capela em honra deste Santo, construída em 1361. Tratava-se de um templo pequeno e modesto, mandado edificar pelo bispo da diocese, D. Durão.

Em 1551, foi nomeado bispo de Lamego D. Manuel de Noronha que, para além de muitas obras existentes na cidade de Lamego, mandou erigir, no ano de 1568, a primeira capela em honra da Nossa Senhora dos Remédios, exactamente no monte de Santo Estêvão, e que hoje é designado por Pátio dos Reis.

Mais tarde, em 1750, a Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios, na época liderada pelo Cónego José Pinto Teixeira, devido à degradação da capela seiscentista, mandou-a demolir e construir um magnificente Santuário dotado de um amplo e harmonioso espaço para atrair mais peregrinos e capaz de acolher mais crentes ligando-o à cidade. Esta obra foi concluída em 1761. Neste mesmo ano, iniciaram-se no novo espaço, os ofícios religiosos, mas somente em 1778 é que este Santuário foi inaugurado. Na época, o grandioso dia, dedicado à Padroeira Nossa Senhora dos Remédios, era assinalado a 5 de Setembro.
Construída no século XVIII, a bela igreja de "Nossa Senhora dos Remédios", en Lamego, é uma versão da mundialmente famosa Igreja do Bom Jesus do Monte, de Braga. A escadaria é toda decorada e nos lances há belos monumentos, capelas, fontes, estátuas e obeliscos.
As festas foram crescendo ao longo dos tempos até se tornarem uma das mais grandiosas do país, na qual os rituais religiosos e profanos se misturam numa harmonia perfeita. É oferecido um programa diversificado englobando exposições, concertos, desfiles, procissões, feiras, eventos culturais e desportivos de forma a atrair muitos veraneantes e foliões. 
Assim, durante estes dias de diversão é possível admirar a Marcha Luminosa, no dia 6 de Setembro à noite, e a Batalha das Flores, no dia seguinte à tarde, que percorrem as principais ruas da cidade engalanadas de alegria e cor.
A Romaria de Lamego, dedicada a Nossa Senhora dos Remédios, é uma das maiores de Portugal, sendo o momento mais alto desta celebração a grandiosa Procissão do Triunfo, realizada a 8 de Setembro, na qual os andores ostentam imagens sagradas puxadas por juntas de bois, como manda a tradição. Nesta altura, as ruas da cidade ficam ricamente ornamentadas, ganhando uma nova dinâmica, onde a componente religiosa adquire toda a sua plenitude.
As festas culminam com uma fenomenal sessão de fogo pelos quatro cantos da cidade.

REPORTAJE GRÁFICO DE ARAÚJO MACEIRA