36 fotos) A Reprise a Cavalo da Guarda Nacional Republicana encanta em Ponte de Lima

Al público le supo a poco, media hora se pasó volando... El espectáculo a caballo de la Guardia Nacional Republicana, la GNR portuguesa, en muchas ocasiones, está compuesto por lo que llaman "la Reprise" -que fue lo mostrado en la Gran Gala Ecuestre de 2022 en Ponte de Lima-, pero también por la actuación de la llamada Charanga a caballo de la GNR, extraordinaria formación que, efectivamente, hace música montados a caballo... Esta parte faltó en la gran gala de Ponte de Lima y... el público que se consolaba decía "lo bueno si breve, dos veces bueno", mientras que el público sin consuelo por la ausencia de la Charanga de la GNR exclamaba aquello de ojalá vengan el año que viene; a lo que alguien, al lado, apostillaba diciendo "con permiso de la Covid".

Fue una media hora, pero excelente conjunción, grandes caballistas, excepcionales caballos, gran plasticidad y belleza visual, debe decirse viendo aquella gran manifestación de arte ecuestre que ofrecieron estos integrantes de la "Reprise" de la GNR desplazados a Ponte de Lima, donde el público que abarrotaba los graderíos les acogió con especial cariño y enormes aplausos.

Quedan ustedes ahora, aquí, en la TRIBUNA da TAUROMAQUIA, con 36 fotos de Araújo Maceira que nos dan idea de lo que fue esta exhibición de este fantástico grupo de la GNR...

Pueden ver más grandes las fotos si hacen click sobre cada una de ellas)


















A Reprise a Cavalo da GNR é formada por Oficiais, Sargentos e Guardas da Unidade de Segurança e Honras de Estado, que montam exclusivamente cavalos da fileira da Guarda.
A GNR explica ainda que "uma reprise traduz-se por uma sequência sincronizada de figuras equestres, apresentadas nos três andamentos do cavalo, passo, trote e galope, representando o nível equestre mais alto de uma escola de equitação, através da apresentação da sua doutrina equestre."







"A palavra “reprise” é um substantivo derivado de reprisar, do francês repriser – corresponde ao ato de repetir uma apresentação, um espetáculo ou cena. 
Em equitação, uma reprise corresponde a uma sequência de figuras equestres, desenhadas num retângulo de ensino (carriere de dressage). 
Reprise é também o nome dado ao conjunto de cavaleiros que, durante ou após a frequência de cursos de equitação, executam exercícios de dressage sob a direção de um treinador. 
A Reprise a Cavalo da Guarda Nacional Republicana tem como missão demonstrar o ensino equestre desenvolvido na Guarda, através do trabalho conjunto de cavaleiros, que conduzem as suas montadas de uma forma sincronizada, executando exercícios de equitação complementar em diversas formações e evoluções, onde, ao rigor do empenho individual, acresce uma minuciosa disciplina de trabalho em grupo, que se reflete na harmonia do conjunto. É constituída por Oficiais, Sargentos e Guardas de Cavalaria, que montam exclusivamente cavalos da sua fileira, organizados em duas escolas, a dos pares e a dos ímpares, sob orientação do Tête da reprise. 
É de referir que toda a formação equestre dos cavaleiros e ensino dos cavalos foi realizada na GNR, sendo de salientar que este exigente trabalho coletivo, mantém e desenvolve a disciplina, fortalece o espírito de corpo e o sentimento de coesão, criando hábitos de ordem, sincronismo e uniformidade na execução dos movimentos. 
A preservação desta herança, que descende de antigos Mestres e Instrutores de Equitação que nos confiaram este património de valor incomensurável, tem vindo a impulsionar a Guarda, através da Unidade de Segurança e Honras de Estado, para um patamar superior, assumindo a Reprise como sua visão, ser uma escola equestre de referência a nível nacional".  (In Revista da GNR, edição 109)











"Os factos são sagrados, as opiniões são livres" - "Não há caminho para a verdade, a verdade é o caminho" (M. Gandhi)