Excelente programación la que anuncia la Casa da Criatividade de la localidad de São João da Madeira en el extremo suroeste de la Eurorregión Galicia-Norte de Portugal. Repasemos...




antónio zambujo

Um álbum que nos leva às origens de Zambujo

António Zambujo é considerado um dos maiores artistas, autores e intérpretes contemporâneos da música e da língua portuguesas, e um notável embaixador no mundo. Ao incorporar influências do cancioneiro brasileiro, em particular a Bossa Nova, derrubou fronteiras, reais e imaginárias, aproximando os dois lados do Atlântico. Com isso, a sua música, primeiro forjada na tradição do Cante Alentejano e do Fado, criou uma personalidade única e inspirou um novo ciclo na música portuguesa.

Apresenta-nos o álbum "António Zambujo Voz e Violão" onde procurou voltar, nada acidentalmente, ao essencial.

Casa da Criatividade | 17 setembro | 17h00 & 21h30
ver +





Orquestra sem fronteiras

Concerto de abertura de temporada

Quando alguém é genial, é inevitável o seu apelido ficar associado ao seu percurso. Porém não são raras as relações de fraternidade entre compositores, levando-nos a constatar que Mozart não há só um, nem Haydn ou Mendelssohn. Este concerto dá-nos a ouvir, lado a lado, obras dos irmãos Franz Joseph e Michael Haydn, assim como Fanny e Felix Mendelssohn, convidando à descoberta da belíssima música dos irmãos menos conhecidos, numa lógica de relação entre pares. Uma ocasião única para ouvir um dos mais amados concertos para violino do repertório, interpretado por Pedro Lopes.

Casa da Criatividade | 25 setembro | 17h00
ver +

 


nádia schilling

Um espetáculo marcado pelo cruzamento de géneros e experimentação sonora

Nádia Schilling leva-nos numa reflexão acerca do equilíbrio frágil - e da beleza - que se encontra entre as desilusões e a busca do admirável, evocando a inocência de um tempo que passou, mas se mantém presente, e falando do desafio - por vezes escuro e austero - que emerge das nossas falhas e imperfeições, no qual existem mistérios que devem ser preservados.

No seu álbum encontra-se uma dimensão mais elétrica e experimental, uma dinâmica que alterna a suavidade folk com uma sonoridade menos polida, mais crua e visceral. Guitarras distorcidas, camadas de voz, sintetizadores, coros, pedais de efeitos, e uma secção rítmica - antes suave e discreta – que adquire agora um papel de maior relevo.

Espetáculo integrado no ciclo “Alternativa à 5inta”

Casa da Criatividade | 29 setembro | 21h30
ver +





barreiras à participação cultural

Seminário com Maria Vlachou, diretora da Acesso Cultural

Entendendo a Cultura e a Criação Artística como parte fundamental da construção do espaço social, pensemos juntos: Com quem estamos a construir este espaço? Que mecanismos podemos identificar, estudar e aplicar na dinâmica cultural e artística, para definir espaços coletivos mais plurais, participativos e dialogantes com o que está para lá da nossa zona de conforto? Quais as barreiras - físicas, sociais e intelectuais - que enfrentamos ou que ajudamos a erguer?

Que mudanças se têm verificado em Portugal, no domínio do acesso à criação e fruição cultural? O que foi feito e o que está por fazer?

Casa da Criatividade | 30 setembro | das 14h30 às 16h30
Entrada gratuita
Inscrição através do email casadacriatividade@cm-sjm.pt




em outubro na casa

LAST

Num desafio consciente em que o lugar do coreógrafo passa a ser mais transparente e exposto, António M Cabrita e São Castro propõem-se a criar uma obra coreográfica para uma obra musical, The Late String Quartets, de Ludwig van Beethoven. Escolha ditada pela complexidade da estrutura da partitura, pela ousadia, pelos contrastes, pela poética, pela lógica da composição exposta por um homem irascível e imerso em surdez.

Last encerra em si a polaridade entre fim e continuação, tanto num sentido de ser último/a como na sua forma verbal de algo que perdura (to last).

Espetáculo de São Castro e António M Cabrita, com produção de Play False Associação Cultural. Música ao vivo: com o Quarteto de Cordas de Matosinhos

Casa da Criatividade | 15 outubro | 21h30
ver +