Un momento del acto inaugural del festival del 2022, en el inicio del pasado mes de julio

Recta final para el Festival Internacional de Jardines que, como cada año, acoge Ponte de Lima. Aún están ustedes a tiempo, pero falta poco para la clausura...

Ponte de Lima espera, até 31 de outubro, a visita total de 200 mil visitantes à 17.ª edição do Festival Internacional de Jardins, dedicada às alterações climáticas.
Ponte de Lima está no caminho de finalmente atrair 200 mil visitantes ao 17.º Festival Internacional de Jardins, que decorre até 31 de outubro, chamando a atenção para a temática das alterações climáticas. Em 16 edições, esta iniciativa já recebeu mais de 1,5 milhões de visitantes e 676 candidaturas, com origem em 31 países.
O festival, desde 2005, se realiza junto ao rio Lima e para o presidente da Câmara de Ponte de Lima,  este evento «é uma referência a nível nacional e internacional»; sublinhando que o certame anual «é um dos mais destacados mundialmente», lembrou os «impactos produzidos no que respeita à notoriedade e visibilidade conferida ao território».Vasco Ferraz elogiou «a elevadíssima qualidade dos jardins colocados a concurso». Centrando-se no tema deste ano, o edil afirmou que as alterações climáticas «são a maior ameaça ambiental do século XXI e, ao contrário do que alguns ainda querem fazer acreditar, foram fortemente incrementadas pela atividade humana, no último século».
«Os efeitos das alterações climáticas estão a ser sentidos como nunca e evidenciam preocupantes sinais de intensificação. Continuam, a cada dia que passa, a hipotecar a vida de centenas de milhares de pessoas por todo o mundo e a comprometer a existência de vários países», alertou.
O edil destacou a «premência da alteração de comportamentos que tem de ser operada a nível político, económico e social para que seja possível travar e, posteriormente, inverter o rumo dos acontecimentos em matéria de alterações climáticas».
«É com enorme frustração que sinto que a geração em que me incluo ao invés de, no mínimo, legar um planeta com condições próximas daquelas que encontrou, insista em trilhar um percurso caraterizado pelo egoísmo e pela irresponsabilidade, causador de enormes assimetrias socioeconómicas e, inconcebivelmente, criador de sentimentos, nas gerações mais novas, quando projetam o seu futuro, como alguns daqueles que serão expostos nos jardins das escolinhas colocados a concurso», declarou.

O 17.º Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima recebeu 21 propostas, provenientes de 12 nacionalidades diferentes. O maior número foi de Portugal, com seis candidaturas, seguindo-se a Polónia, com cinco, sendo que os restantes países candidataram-se com uma cada um: Alemanha, Áustria, Roménia, Noruega, Brasil, Espanha, Escócia, Itália, República Checa e França.

Fonte : Diario do Minho)