rbtribuna. 

Faleceu o investigador portugués Carlos Sousa Reis. Dedicou a sua vida ao ensino, à investigação e à operacionalização da Biologia Marinha em Portugal e no mundo. Foi um dos mais relevantes dirigentes dos organismos que precederam o IPMA na área do mar, sempre com atenção particular à economia das comunidades costeiras e à sustentabilidade dos ecossistemas oceânicos.

A sua atividade é amplamente conhecida da comunidade do mar, mas vale a pena recordá-la aqui: Biólogo, investigador e professor universitário na Faculdade de Ciências de Lisboa, nos domínios da Ecologia Marinha, Recursos Vivos Marinhos, Pescas e Ordenamento do Litoral. Vice-Presidente e Presidente do INIP - Instituto Nacional de Investigação das Pescas (1987-1992) e do IPIMAR - Instituto Português de Investigação do Mar (1992-1996), organismos que precederam o IPMA na área do Mar. Membro do "Scientific Technical Economic Committee for Fisheries" da União Europeia (1988-1996). Delegado Nacional no ICES "International Council for the Exploration of the Sea" e membro do "Advisor Council for Fishery Management" de 1990 a 1996. Administrador Executivo do ICAT, Instituto de Ciência Aplicada e Tecnologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1997-1999). Membro do European Environmental Advisory Council (2003) e Chairman do "Working Group on Coastal Zones and Marine Environment "(2003-2004). Membro da Comissão de Estratégia dos Oceanos (Presidência do Conselho de Ministros) (2003-2004). Coordenador do Programa Finisterra no âmbito do Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e do Ambiente. (2003-2005). Vogal do Conselho Nacional da Água (1995-2005). Membro da direção do Forum Permanente dos Assuntos do Mar (2008). Prémio do Mar Rei D. Carlos em 2004.

Carlos Sousa Reis trabalhou com Luiz Saldanha e Mário Ruivo e com eles atravessou o longo e difícil caminho para desenvolver e afirmar o novo papel de Portugal no Mar nos séculos XX e XXI.
A ele devemos uma boa parte do que foi feito no IPMA e outros organismos. "Devemos-lhe fazer mais e melhor", refere uma nota de condolencia do IPMA portugués.