Viana do Castelo tiene un mirador excepcional en el monte de Santa Lucia. Incomparable. Único. Formidable para los amantes de la fotografía en día despejado. Las increíbles vistas se transforman en postales semi-aéreas que van tomando las máquinas, foto a foto, disparo a disparo... Es lo que rbtribuna hizo. Subir hasta allí, deleitarse el fotógrafo, con la vista y con las fotos que tomó y que ahora comparte con todos ustedes. 

REPORTAJE GRÁFICO DE ARAÚJO MACEIRA

Haciendo click en cada foto pueden verlas a mayor tamaño y mejor calidad.





Olhar Viana do Castelo do alto do monte de Santa Luzia. Um miradouro que convida a apreciar a paisagem. Uma verdadeira varanda pública com vista privilegiada sobre os telhados da cidade, o rio Lima, a Ponte Eiffel ou a outra margem.










O Santuário de Santa Luzia é um dos principais atracções de Viana do Castelo. Este templo monumental encontra-se no monte de Santa Luzia (228 m.), nos arredores da cidade. É um templo neobizantino do século XX. Destaca-se o seu telhado decorado com pinturas, cujo acesso é a partir do rés-do-chão do museu, através de um elevador e depois por uma escada estreita.
A partir da colina de Santa Luzia pode contemplar uma vista deslumbrante sobre a costa e o vale do Lima. Para subir até ao templo desde a cidade poderá utilizar o teleférico que parte de uma zona próxima da estação ferroviária.Também poderá ir de carro (3,5 km), ou a pé (2 km por etapas).
Próximo da basílica, também localizadas nas montanhas, irá encontrar as ruínas da denominada "Cidade Velha".




Local imperdível para quem visita Viana do Castelo. Importante local de culto e a melhor vista da cidade e comarca.




O Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus, ou Santuário do Monte de Santa Luzia, é um santuário cristão católico localizado no alto do monte de Santa Luzia, na freguesia de Santa Maria Maior, na cidade, município e distrito de Viana do Castelo, em Portugal.
Assumindo-se como o ex libris e cartão-de-visita da cidade de Viana do Castelo, do seu sítio descortina-se uma vista ímpar da região, que concilia o mar, o rio Lima com o seu vale, e todo o complexo montanhoso envolvente, panorama considerado o 3º melhor do mundo, segundo a National Geographic (1927).
O seu projeto arquitectónico (1899) deve-se ao arquitecto Miguel Ventura Terra.
Junto ao Santuário, a escassos metros de distância, encontram-se situadas as ruínas da cidade velha de Santa Luzia, ou citânia de Santa Luzia, bem como o Hotel de Santa Luzia.
Imponente pela obra, pelas vistas e paisagem; subir todas as escadas até ao cimo do edifício; apreciar a obra e lá no alto vislumbrar toda a cidade é só brutal. Tem boa organização e segurança para que as pessoas não se cruzem.



O Santuário de Santa Luzia está num sítio esplêndido e da-nos a possibilidade de umas vistas inesquecíveis da cidade de Viana do Castelo, océano e rio Lima assim como as aldeias nas suas margens!

O local mais icónico de Viana do Castelo. A beleza de todo o santuário é acompanhada pela beleza de todo o local em redor, assim como da vista sobre a cidade e sobre toda a zona. Obrigatório subir á torre, onde é possível ter uma vista de 360 º












Imponente e leva ao arrepio... Por estar no topo proporciona uma espectacular vista do mar e da cidade de Viana. O santuário merece a visita por ser muito bonito no exterior e interior. Uma visita imperdível 







Sempre bela, Viana do Castelo. Paisagem deslumbrante.
Marco histórico de Portugal, ponto de referência para os visitantes oriundos de várias paragens.




Além de uma Basílica esplendorosa podemos desfrutar de uma vista deslumbrante. Uma Basílica dedicada a Santa Luzia, padroeira dos oftalmologistas. Uma basílica que teve o início de sua construção em 1904 e sua conclusão apenas em 1959. Um belíssimo complexo que é um dos pontos imperdíveis em Portugal.