rbtribuna. 

O Peregrino “Mais Famoso do Mundo” Chegou a Valença

Enrique Balsera, considerado o peregrino “mais famoso do mundo” e uma das mais emblemáticas personagens do Caminho de Santiago, chegou hoje à Fortaleza de Valença acompanhado do seu burro “Espíritu Santo y Amén”.

Em Valença o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, fez questão de o cumprimentar, dar-lhe as boas vindas à Fortaleza e desejar-lhe um bom caminho de peregrinação até ao Santuário de Fátima.

Esta nova etapa na vida do peregrino Enrique Balsera coloca-o em Valença, a caminho de Fátima, oriundo desde Santiago de Compostela e tendo por destino final Roma, em Itália. Enrique Balsera declarou-se “maravilhado com a imponência da Fortaleza de Valença, uma verdadeira preciosidade”.

Com 57 anos, natural de Cordoba, Enrique leva seis anos dedicados a percorrer vários caminhos de peregrinação, nomeadamente os caminhos de Santiago, os caminhos de Fátima e os caminhos que levam até aos santuários de Caravaca de la Cruz e Santo Toribio de Liébana.

Enrique Balsera tem uma história de vida dedicada ao desporto automóvel, como piloto da Lamborghini. Contudo, um grave acidente automóvel, deixou-o paraplégico. No extremo da vida Enrique Balsera prometeu a si mesmo que se volta-se a andar seria peregrino para toda a vida e assim nasceu a história / lenda deste peregrino que alguns classificam como o “Peregrino mais famoso do mundo”.

A forma de vestir e comunicar livre e aberta, a companhia do seu burro

Espíritu Santo y Amén” e o bordão de peregrino carregado de recordações tornam esta personagem um espírito emblemático que cativa todos pelos caminhos por onde passa.