Qatar desembarca en el Sporting de Braga y el presidente Salvador dice que "es un día grande"
No olviden : hagan click sobre cada foto que deseen ver a mayor tamaño y con mejor calidad.
![]() |
¿Quedará en el futuro algo ocluido Salvador por la sombra alargada de Al-Khelaïfi...? |
El estado de Qatar ya ha desembarcado en el Sporting Clube de Braga S. A. D. como en su dia desembarcó en el Paris Saint Germain. La diferencia está -al menos por el momento- en que Qatar pasa a tener algo más del 21% de las acciones de la S.A.D. del Braga, mientras que en el Paris Saint Germain es el dueño y señor.
Se especula -sin embargo- con que Qatar podría dar un siguiente paso para aumentar su porcentaje de acciones, comprando también el paquete que está en poder de un supuesto fondo británico (Sundown Investments Limited) y que se corresponde con las acciones que en su día puso a la venta la Câmara Municipal de Braga (16,67% acciones detentadas por la Câmara hasta hace pocos años) y que incomprensiblemente el Sporting Clube de Braga (el club) no compró por decisión de António Salvador, actual presidente del Club y de la S. A. D.
Si Qatar adquiriese próximamente el 16,67% que detenta Sundown Investments Limited y lo une al 21,67% hoy adquirido, pasaría a través de Qatar Sports Investments a tener un 38,34% del capital de la Sporting de Braga Sociedade Anónima Desportiva...
Según una nota hecha pública hace pocas horas, la compra de estas acciones (21,67%) de la S. A. D. del Braga, que ahora pasará a detentar el llamado Fondo Soberano de Qatar a través de la sociedad Qatar Sports Investments -propietaria del Paris Saint Germain-, no interfiere en la gobernanza actual y funcionamiento trazado por el actual consejo de administración del Sporting de Braga Sociedad Anónima Deportiva.
Pero ampliemos detalles y vayamos por partes en el asunto :
Cerca de 21,67 das ações da SAD do SC Braga foram adquiridas pela Qatar Sports Investments, fundo de investimento que detém o PSG francés.
O presidente actual do Braga, António Salvador, refere con motivo da entrada de Qatar no capital da S.A.D. do Braga :
"Vai trazer-nos grande valor e vai ajudar-nos a concretizar os nossos ambiciosos planos. É um grande dia para o nosso clube, para os nossos adeptos e para a nossa cidade; estamos ansiosos pelos sucessos futuros do Sp. Braga", pode ler-se num comunicado divulgado pelo departamento de comunicação dos arsenalistas.O grupo Qatar Sports Investments, que detém o PSG, assinou assim um acordo de compra de ações com a "Olivedesportos, SGPS S.A." para aquisição de 21,67 por cento do capital social do Braga que a Olivedesportos até agora tinha na S.A.D. do clube minhoto.
Num comunicado conjunto, o Qatar Sports Investments (QSI), grupo com investimentos em várias marcas e negócios desportivos líderes a nível mundial, e o Sporting de Braga S. A. D. explicam que a celebração do contrato de compra e venda de ações já foi divulgada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e ao mercado. A conclusão da compra das ações do Braga pela QSI "ocorrerá nos próximos meses, sujeita a determinadas condições", acrescenta a nota.
Veamos también, con más detalles... :
O SC Braga comunicou, esta segunda-feira, à CMVM que a Qatar Sports Investments, grupo proprietário do Paris Saint-Germain, comprou mais de 21 por cento da SAD dos guerreiros.
A Qatar Sports Investments adquiriu 21.67 por cento da SAD do SC Braga que pertencia à Olivedesportos.
Comunicado :«De harmonia com o disposto no n.º 1 do artigo 17.º do CVM (Código dos Valores Mobiliários), torna-se público que a Sporting Clube de Braga – Futebol, S.A.D. recebeu da Qatar Sports Investments, com sede em PO Box 24926, Doha, Qatar, registada no Ministério da Economia do Qatar com o n.º 28232, uma comunicação (em anexo) efetuada para cumprimento do disposto no artigo 16.º do CVM, pela qual esta, na qualidade de adquirente, notificou a Sporting Clube de Braga – Futebol, S.A.D. da outorga em 4 de outubro de 2022 de um Contrato de Compra e Venda com a Olivedesportos, SGPS, S.A. para a aquisição de 260.000 ações escriturais e nominativas de categoria B, da Sporting Clube de Braga - Futebol, S.A.D., que correspondem à constituição de uma participação qualificada de 21,67% do respetivo capital social e direitos de voto.
Mais informou a Qatar Sports Investments que a transmissão das ações objeto do Contrato de Compra e Venda encontra-se sujeita a um termo de 60 dias, bem como à verificação de um conjunto de condições na data da efetiva transmissão das ações, sem prejuízo da atribuição imediata (imputação) à Qatar Sports Investments dos direitos de voto inerentes às ações, nos termos dos artigos 20.º, n.º 1, alínea h) e 20.º, n.º 4, do CVM.Por último, a Qatar Sports Investments informou que os direitos de voto acima referidos são também imputáveis ao Estado do Qatar, enquanto entidade com poder controle da Qatar Sports Investments, nos termos do n.º 1, alínea b), do artigo 20.º do CVM.»
Segundo Nasser Al-Khelaïfi, presidente da QSI e líder do Paris Saint Germain, citado no comunicado, "a Qatar Sports Investments tem orgulho de investir em empresas e marcas desportivas líderes mundiais, permitindo que estas alcancem todo o seu potencial".
"Portugal é um país ancorado no futebol -com alguns dos adeptos mais apaixonados e uma das melhores formações de talentos do mundo-. O SC Braga é uma instituição portuguesa exemplar - com uma história orgulhosa, uma enorme ambição e uma reputação de excelência, dentro e fora de campo", afirma o atual presidente do Paris Saint-Germain. Como investidor e parceiro, acrescenta que "esperamos que o clube inove, cresça e se desenvolva ainda mais - nas equipas masculinas e femininas, bem como em todas as comunidades onde está inserido e negócios que apoia -, à medida que o SC Braga continue a trilhar um caminho ambicioso".
¿Y cual es la reacción de António Salvador, hasta la fecha el presidente tanto del Sporting Clube de Braga como de la Sociedad Anónima Deportiva del mismo nombre...?. Tampoco, como su colega qatarí, ha escondido su satisfacción...
António Salvador, presidente do Sporting Clube de Braga - Futebol, S.A.D., diz que "é com muita satisfação que o SC Braga acolhe a Qatar Sports Investments como investidor" do clube, considerando que "é o parceiro certo para o clube acelerar o seu crescimento e expansão e para ajudar a concretizar o nosso potencial do SC Braga".La nota emitida por la Sporting Clube de Braga Futebol, SAD :
"A extraordinária capacidade da Qatar Sports Investments -com a sua experiência global, ousadia e um histórico de resultados surpreendentes em diversos desportos e negócios- aporta um enorme valor e contribuirá para alcançarmos os nossos planos ambiciosos", acrescenta o dirigente actual do Braga. Sobre as mais valias desta entrada, o líder máximo do clube bracarense não tem dúvidas: "Acreditamos que é a parceria certa para acelerar o nosso crescimento e expansão, ajudando-nos a desenvolver o nosso grande potencial como clube", refere finalmente quem considera que "É um grande dia para o Braga, para os adeptos e para a cidade".
"A Sporting Clube de Braga Futebol, SAD informa - no seguimento do já transmitido à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) - ter recebido uma comunicação da Qatar Sports Investments relativa à compra, por parte desta, da participação do acionista Olivedesportos SGPS, S.A..La comunicación anterior de la Sporting Clube de Braga Futebol, SAD, se produce en el mismo día en que se hicieron públicas las últimas cuentas, en vísperas de junta general de la sociedad :
Pela longa e sucedida parceria e pela confiança sempre depositada na gestão e nas decisões da Administração, a Sporting Clube de Braga Futebol, SAD manifesta público agradecimento à Olivedesportos SGPS, S.A. e à sua Administração, desejando as maiores felicidades para os desafios futuros.
A Sociedade acolhe com entusiasmo a entrada da Qatar Sports Investments na sua estrutura acionista, certa de que a capacidade e a experiência internacionalmente demonstradas, nas mais variadas áreas, constituem para a Sporting Clube de Braga Futebol, SAD um acrescento de valor, permitindo alavancar o crescimento da marca e a sua expansão global.
Esta operação não produz qualquer alteração na gestão da Sporting Clube de Braga Futebol, SAD, estando salvaguardada a total autonomia de decisão por parte da Administração nomeada com o apoio do acionista maioritário Sporting Clube de Braga."
Relatório e contas divulgado esta segunda-feira.
A SAD do Braga apresentou esta segunda-feira o relatório e contas relativo à temporada 2021/22, com um resultado líquido positivo de 3,110 milhões de euros.
Braga. SAD do Braga revela os valores dos negócios Galeno e Ricardo Esgaio
"Contribuindo decisivamente para os resultados apresentados, os rendimentos operacionais (excluindo operações com direitos de atletas) atingiram os 29,563 milhões de euros (um incremento de 15% face à temporada transata), alicerçados não apenas na progressiva normalização do segmento matchday, mas sobretudo na performance desportiva (e financeira) da equipa principal da Sociedade nas competições europeias", pode ler-se. "Já os rendimentos líquidos obtidos em operações com direitos de atletas ascenderam a 22,204 milhões de euros, elevando o total de rendimentos para valores superiores a 52 Milhões de euros, o que representa a segunda cifra mais elevada da história da Braga SAD", vinca.
A SAD minhota informa ainda que o "passivo registou uma redução de 5,415 milhões de euros (10%)" e salienta que "concluiu a temporada 2021/22 com capitais próprios positivos de 42,287 milhões de euros, o que corresponde ao montante mais elevado de sempre."