Braga irá acolher XVI Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO

rbtribuna.

Evento terá lugar em 2024

Braga irá acolher XVI Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO

Braga foi a Cidade escolhida para receber a XVI Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO em 2024. A decisão foi conhecida hoje, 31 de Outubro, data que a Assembleia Geral das Nações Unidas designou como o Dia Mundial das Cidades e que celebra a cooperação entre países e municípios para o desenvolvimento urbano sustentável.

Acolhida a cada edição por uma cidade integrante, a Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas acontece uma vez por ano e junta vários representantes da Rede de Cidades Criativas da UNESCO.

No próximo ano será a cidade turca de Istambul a receber o encontro. Em 2024, ano em que a rede comemora 20 anos de existência, a conferência terá como tema “20 years of UCCN: bringing youth to the table for the next decade”.

A Conferência Anual gera benefícios, não só para a cidade anfitriã, mas também para a região e o país. O evento mostra-se como uma oportunidade para a cidade anfitriã construir uma ampla sensibilização e apoio à cultura e criatividade, impulsionando estratégias e planos de desenvolvimento urbano, bem como o cultivo para colaborações com outras cidades, nacionais ou estrangeiras, alargando a sua visibilidade e o impacto internacional.

Criado em 2004, a Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN) tem como objectivo potenciar a cooperação com e entre cidades que reconhecem a criatividade como factor estratégico de desenvolvimento sustentável a nível económico, social, cultural e ambiental.

Durante a última década, a UCCN teve um crescimento exponencial de 41 cidades criativas, em 2013, para 295 em 2022 e, espera-se que em 2024 sejam mais de 350. Em 2017, Braga passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO, tornando-se a única cidade representante na área das Media Arts na Península Ibérica.

A Braga Media Arts é o programa de acção que Braga promove para dar resposta ao título Cidade Criativa da UNESCO no domínio das Medias Arts. Entre diversos projectos e actividades, como a bienal de arte e tecnologia Index ou o programa de serviço educativo Circuito, a Braga Media Arts promove a aprendizagem e a experimentação no campo das Media Arts, valorizando o património histórico, cultural e ambiental da cidade através da apropriação artística com recurso ao uso das tecnologias.

A apresentação da candidatura para receber este evento decorreu durante a edição deste ano que teve lugar na cidade brasileira de Santos. Na corrida com a cidade minhota estava o Dubai (Emirados Árabes Unidos), cidade criativa do Design.


Para ver las imágenes a mayor tamaño y mejor calidad solo es necesario hacer click sobre cada una de ellas)

Artículo Anterior Artículo Siguiente