rbtribuna. 

A capela de São Bento, em Cerdal, Valença do Minho, encheu para receber a apresentação pública da segunda edição do livro "A Feira dos Santos de Cerdal", de Narciso Serra.
Uma edição renovada, a cores e com uma tiragem de 1000 exemplares, vai dar ainda mais alcance e visibilidade ao trabalho de investigação que o autor realizou e que abriu caminho para a valorização da feira com o processo de classificação como Património Cultural Imaterial em curso.

Para o Presidente da Câmara de Valença do Minho, José Manuel Carpinteira, “A Feira dos Santos é um marco identitário de Valença e da região. Este trabalho valoriza a nossa identidade e abre portas à classificação da feira”.
Para o Padre Gonçalo do Vale "Este livro é uma carta de apresentação da Feira dos Santos, um evento que é uma marca cultural com um amplo impacto económico e social em Valença e nos concelhos vizinhos”.
Para Narciso Serra “A Feira dos Santos não é uma feira comum. Não é uma feira convertida em festa, não é só mais uma feira. É uma feira com personalidade própria, que carrega às costas séculos de história e tradição”.

Com cerca de 170 páginas este livro abre novos cenários de proteção e projeção deste rico património, bem como da sua caracterização, origem e evolução ao longo dos tempos.
A Feira dos Santos é o evento de outono por excelência na Euro região Galiza-Norte de Portugal, recebendo portugueses e espanhóis em perfeita comunhão, numa tradição comum que os séculos não fizeram definhar.
Esta reedição foi promovida pela Câmara Municipal de Valença.