rbtribuna.

Un ejemplo excelente, de cooperación transfronteriza, que se repite año tras año, con el permiso de la Covid y sorpresas inesperadas. Pero ahí está, convocada ya para este día 5, víspera del día de Reyes...

REIS MAGOS CHEGAM À EUROCIDADE A 5 DE JANEIRO

Os Reis Magos do Oriente chegam à Eurocidade Tui-Valença, quinta-feira, 5 de janeiro, numa Cavalgata Real com hora e meia de magia, três Km's de extensão e muitos caramelos. Trata-se do único caso de Cavalgata Internacional entre Portugal e Espanha e que este ano celebrará a sua 12ª edição.

No Largo da Estação de Valença, prepara-se a Cavalgata que sairá às 16h30(PT), num percurso de 3,5 Km's até ao centro de Tui com chegada prevista por volta das 18h00 (PT). No Paseo da Corredoira de Tui decorrerá a receção aos mais pequenos pelos Reis Magos, entre as 18h00 e as 20h00 (PT).

A partida, este ano, será do Largo da Estação de Valença, às 16h30 (PT). Daqui a Cavalgata segue um percurso que se desenvolve pela Avenida do Colégio Português, Avenida Miguel Dantas, rotunda da Trapicheira, Avenida de Espanha e atravessa a Ponte Internacional Centenária.

Já em Tui o percurso prosseguirá pela Avenida de Portugal, Rua Martínez Padín, Augusto González e terminará no Passeio da Corredoira, com a Receção dos Reis Magos.

As três carroças alegóricas, magnificamente adornadas, dignas de levar suas majestades Melchior, rei da Pérsia; Gaspar, Rei da Índia; e Baltazar, Rei da Arábia vão sobressair numa cavalgata que contará, ainda, com carros alegóricos de várias instituições de Tui e Valença.

Como manda a tradição, a Cavalgata abrirá com a Rondalla do Centro Cultural O Mosteiro de Pexegueiro e contará, ainda, com a participação das charangas A Tu Ritmo e Cantos Somos.

No total serão mais de uma centena de figurantes que darão corpo à Cavalgata Internacional de Reis.

A organização do evento é da Eurocidade Tui Valença e contará com a colaboração de várias instituições das duas cidades, bem como o apoio logístico da Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários, Proteção Civil de Valença, Polícia Nacional de Tui, Proteção Civil de Tui e Grupo Scout Alhoia.