La espectacular "procissão da burrinha" congregó en las calles de Braga a un gentío inmenso, aprovechando además la bonanza climatológica de la noche de Miércoles Santo. Se trata de un cortejo en donde no procesionan pasos, estátuas, esculturas... sino compuesto por escenas basadas en la Biblia, lo que lleva a la participación de casi un millar de figurantes, algo nada habitual en procesiones de este tipo -escasas- y que convierten esta de Braga en la más relevante de toda la Península Ibérica...
Publicamos ahora la PRIMERA PARTE del gran reportaje gráfico que hemos elaborado sobre esta originalísima procesión.

Esta fórmula da aliança entre Deus e o Povo de Israel, que caminhava pelo deserto, dá o título a este cortejo bíblico. Nele se a(re)presentam factos concretos da história dos seres humanos, de um Povo concreto, que foram vividos e interpretados como acontecimentos salvíficos, como verdadeiras intervenções salvadoras de Deus (1ª parte). Mas as 12 tribos de Israel, Moisés, o Povo de Israel e os maravilhosos acontecimentos relatados no Antigo Testamento são uma figura antecipada de tudo aquilo que Jesus, Filho de José e Maria (2ª parte), através dos seus gestos e das suas palavras, há-de realizar. É através de Jesus Cristo que as intervenções de Deus atingem a sua plenitude. 
Esta procissão, inserida no contexto da Semana Santa de Braga, é uma catequese viva que nos aponta para uma nova página da história da salvação: se Deus, outrora, realizou prodígios admiráveis em favor do seu Povo, agora, através de seu Filho, prepara-se para nos fazer viver a Páscoa definitiva. É o que celebraremos nos dias do tríduo Pascal.

__________
RBTRIBUNA 
Fotografia : ARAÚJO MACEIRA
Generalmente puede ver las imágenes a mayor tamaño y en bastantes casos con mayor calidad, si hace click sobre ellas. Recuerde siempre este consejo).
___________




































































CONTINUA EN UNA SEGUNDA ENTREGA )