www.rbtribuna.com - RBTRIBUNA 
+ Texto : MANUEL PERALTA GODINHO e CUNHA
+ Fotos : Blogue Partebilhas - 

Incêndios e o clima
Há quem diga que grande parte dos incêndios são uma consequência da mudança climática e outros afirmam – talvez com mais razão – que os inúmeros incêndios é que têm consequências catastróficas no clima.
Sabe-se perfeitamente da existência a nível mundial dos interesses relacionados com o “negócio do fogo”, da numerosa gente remunerada na prevenção, combate e rescaldo dos incêndios, dos elevados negócios na venda de equipamentos, materiais, viaturas, aviões, etc., que só funciona se os incêndios forem multiplicados – e muito – por incendiários. Porque só para o combate dos fogos naturais, não seriam necessários tantos meios envolvidos anualmente.
Hoje em dia, há grandes notícias relacionadas com os activistas do clima que tentam despertar as atenções da população em diversas acções em defesa do meio ambiente e influenciarem decisões políticas nesse sentido.
Mas se há algum movimento de activistas contra o negócio dos incêndios e incendiários, ainda não foi notado na prática e os enormes fogos florestais provocam a libertação de gigantescas quantidades de dióxido de carbono para a atmosfera com distúrbios no ecossistema afectado.
Assim, continuam a fazer falta acções de activistas do clima na proximidade de quem manda no “negócio do fogo”.
Manuel Peralta Godinho e Cunha
Setembro de 2023