Hoy fue reabierta tras años cerrada, una línea pequeña pero importante, en los ferrocarriles portugueses. Una batalla importante, ganada tras antes ser perdida por los trenes suburbanos del Grande Porto...

A imagem do primeiro comboio a apitar em Leça do Balio, após 13 anos de abandono do serviço de passageiros na linha de Leixões, é um marco importante para a melhoria da mobilidade no grande Porto.
Sei bem que, para quem não acompanha estas lutas, é natural olhar para esta situação e questionar: se já existe a infraestrutura, se milhares de pessoas vivem ao longo da linha, se há claras necessidades de mobilidade no grande Porto, por que razão esteve encerrada tanto tempo?
Talvez a resposta esteja no centralismo que nos atrasa, que nos prende a um colete de forças e nos obriga a dar passos muito pequenos.
Este momento simboliza a vitória de todos os que lutaram incansavelmente por esta causa justa é uma vitória das gentes do Norte, dos que nunca desistiram - os ferroviários, os entusiastas dos comboios, dos empresários da Via Norte, dos activista da mobilidade verde e dos autarcas da região. Faço ainda um parêntese para partilhar esta conquista com o ex-Secretário de Estado Frederico Francisco que soube compreender as necessidades da região e tomou a decisão de reabrir a linha.
Agora, a luta continua :
 pela extensão até Leixões
 pela ligação ao aeroporto do Porto.

A Conferência “EntreLinhas” - Festa do Ferroviário a 25 de agosto de 2023, fez toda a diferença na Reabertura da Linha de Leixões.
A conferência teve como tema a reabertura da Linha de Leixões, tornou-se evidente que o assunto era consensual entre políticos, especialistas em transportes, empresários da zona e a sociedade civil. Mas durante anos, faltou a decisão final: reabrir a linha.
Nos meses seguintes, a discussão ganhou ainda mais destaque nos meios de comunicação e no debate político.
Em 2024, o então secretário Frederico Francisco avançou finalmente com a decisão de reabrir este eixo ferroviário!
✅ A partir de 9 de fevereiro, após 13 anos de interrupção, o serviço ferroviário será retomado graças a um acordo entre a Câmara Municipal de Matosinhos, a Infraestruturas de Portugal (IP) e a CP - Comboios de Portugal.
🚆 60 comboios por dia útil
🔁 Frequência: dois comboios por hora e por sentido
🚉 Paragens: São Gemil, Hospital de São João, São Mamede de Infesta, Arroteia e Leça do Balio
🔸 Ligação direta: Linha de Aveiro
📚A conferência “EntreLinhas” foi determinante para este avanço histórico. Certamente o EntreLinhas será um dos capítulos quando alguém escrever ou contar a história desta reabertura.
🙏Deixo os meus parabéns ao Ze Manel Ribeiro, que lançou este projeto esta grande festa do ferroviário. E um agradecimento à Luisa Salgueiro pelas sinergias criadas com a IP e a CP, bem como pelo esforço da Câmara de Matosinhos em melhorar todas as acessibilidades às estações. E por último ao Tiago Maia por envolver todas as empresas da região nesta luta!
📻 Vale a pena recordar, deixo o podcast SobreCarris - o melhor podcast português - sobre esse dia tão marcante!

JOSÉ CARLOS BARBOSA
Foto : Luys Peres