Sigue creciendo : "Metro do Porto investe 70 milhões na compra de 22 novos comboios"
Informou Alexandre Lopes, da EchoBoomer, que Metro do Porto investe cerca de 70 milhões de euros na compra de 22 novos comboios. Com este investimento, a frota do Metro do Porto passará a contar com 144 unidades.
A Metro do Porto adjudicou recentemente a aquisição de 22 novas unidades de comboios à firma chinesa CRRC, num investimento de 69,5 milhões de euros. O contrato, resultado de um concurso público internacional, é cofinanciado pelos programas Sustentável 2030 e pelo Fundo Ambiental. O reforço da frota tem como objetivo melhorar a mobilidade na cidade, sendo particularmente importante no contexto da construção da nova Linha Rubi (H), cuja entrada em operação está prevista para 2026. Este aumento da frota visa garantir a capacidade necessária para a nova linha, que terá 6,3 quilómetros de extensão, ligando a Casa da Música a Santo Ovídio.
Os novos veículos da Metro do Porto serão fornecidos pela CRRC TANGSHAN, o maior fabricante ferroviário mundial, e são destinados à Linha Rubi. Cada unidade terá capacidade para 244 passageiros, sendo 64 lugares sentados. As novas composições chegarão ao Porto antes da inauguração da linha, com a previsão de entrega a partir do final de 2026, ao ritmo de três unidades por mês. Para além das 22 unidades adjudicadas, o contrato prevê ainda a possibilidade de aquisição de até 10 unidades adicionais, caso se revele necessário.