Informou Alexandre Lopes, da EchoBoomer,  que Metro do Porto investe cerca de 70 milhões de euros na compra de 22 novos comboios. Com este investimento, a frota do Metro do Porto passará a contar com 144 unidades.

A Metro do Porto adjudicou recentemente a aquisição de 22 novas unidades de comboios à firma chinesa CRRC, num investimento de 69,5 milhões de euros. O contrato, resultado de um concurso público internacional, é cofinanciado pelos programas Sustentável 2030 e pelo Fundo Ambiental. O reforço da frota tem como objetivo melhorar a mobilidade na cidade, sendo particularmente importante no contexto da construção da nova Linha Rubi (H), cuja entrada em operação está prevista para 2026. Este aumento da frota visa garantir a capacidade necessária para a nova linha, que terá 6,3 quilómetros de extensão, ligando a Casa da Música a Santo Ovídio.

Os novos veículos da Metro do Porto serão fornecidos pela CRRC TANGSHAN, o maior fabricante ferroviário mundial, e são destinados à Linha Rubi. Cada unidade terá capacidade para 244 passageiros, sendo 64 lugares sentados. As novas composições chegarão ao Porto antes da inauguração da linha, com a previsão de entrega a partir do final de 2026, ao ritmo de três unidades por mês. Para além das 22 unidades adjudicadas, o contrato prevê ainda a possibilidade de aquisição de até 10 unidades adicionais, caso se revele necessário.