El gran amante del ferrocarril portugués, Vieira da Costa, nos recuerda al anochecer de este domingo que...
Já circulam comboios no troço entre Mangualde e Celorico da Beira, desde este domingo.
Segundo a IP, "foi hoje aberto à exploração ferroviária o troço da Linha da Beira Alta entre Mangualde e Celorico da Beira.
Com a reposição da circulação neste troço passa a ser assegurado o serviço de transporte de passageiros entre Mangualde e Vilar Formoso.
As obras de modernização da Linha da Beira Alta foram concluídas, na sua totalidade, no primeiro trimestre deste ano, depois de grandes atrasos.
Tal como sucedeu nos restantes troços já em serviço, a abertura completa à operação da Linha até à Pampilhosa, incluindo a nova concordância de ligação à Linha do Norte, será possível após a conclusão do conjunto de vistorias e a emissão de certificados de conformidade no âmbito da regulamentação nacional de aplicação ferroviária.
Estes certificados são necessários sempre que uma nova linha entra ao serviço ou no caso de grandes obras de modernização, como ocorreu na Linha da Beira Alta.
"Modernização da Linha da Beira Alta – Investimento na promoção do transporte ferroviário, garantindo a todos os utilizadores uma infraestrutura ferroviária mais moderna, fiável, segura e ambientalmente sustentável", referem de modo propagandístico desde IP (Infraestructuras de Portugal).