Llegan las Festas Gualterianas, en Guimaraes, con grandes conciertos y amplio programa
rbtribuna

Este fim de semana, o Largo do Toural, no coração de Guimarães, volta a ser o epicentro dos grandes concertos das Festas da Cidade e Gualterianas que, este ano, serão protagonizados por António Zambujo com Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento (1 agosto), Carolina Deslandes com Agir e Rita Rocha (2 agosto), e Ana Bacalhau, Irma, Paulo de Carvalho e Ricardo Ribeiro com a Orquestra de Pevidém (3 agosto).

António Zambujo e o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, ambos oriundos do Alentejo, juntam-se em palco esta sexta-feira, para enaltecer a cultura e as tradições portuguesas no primeiro grande concerto das Festas Gualterianas.
Fundado em 1986, o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento é herdeiro de uma longa tradição há muito reconhecida na região como “terra de bons cantadores”. O grupo, com idades compreendidas entre os 16 e os 93 anos, representa com distinção o cante alentejano, considerado em 2014 Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. António Zambujo dispensa apresentações. É um dos maiores representantes da música, da língua e da cultura portuguesa da atualidade a nível nacional e internacional, estando numa contínua digressão dentro e fora de portas há já vários anos.
DJ sets após o concerto
Miguel Mendes | Tiago Faria | João M. & Vilaça

No sábado, a magia da música portuguesa sobe ao palco do Toural com Carolina Deslandes, uma das vozes mais marcantes da nova geração. Neste concerto em Guimarães, Carolina será acompanhada por dois convidados muito especiais: Agir e Rita Rocha.
Mais do que simples colaborações, este espetáculo celebra histórias de cumplicidade e apoio entre artistas. Agir, amigo de longa data, foi um dos pilares de força que incentivaram Carolina a nunca desistir da sua carreira. Já Rita Rocha, jovem talento revelado no The Voice Kids, viu em Carolina uma mentora e inspiração, alguém que a ajudou a encontrar o seu caminho no mundo da música. Juntos, prometem um concerto carregado de emoção, partilha e momentos inesquecíveis, onde o talento e os laços verdadeiros se unem numa noite que ficará na memória de Guimarães.
DJ sets após o concerto
Lowie | Valkiboys

Na noite de domingo, as Festas Gualterianas recebem um dos momentos mais marcantes da sua edição com um concerto que une gerações e diferentes estilos. No mesmo palco, quatro vozes únicas da música portuguesa – Paulo de Carvalho, Ricardo Ribeiro, Irma e Ana Bacalhau juntam-se à Orquestra de Pevidém, num espetáculo que promete ser inesquecível.
Entre o fado, a música popular e o soul, este concerto celebra a diversidade da música nacional, numa harmoniosa fusão entre o clássico e o contemporâneo. A Orquestra de Pevidém, com o seu talento e versatilidade, será a ponte que liga os diferentes universos musicais destes artistas. Uma noite de celebração, emoção e comunhão artística, onde a tradição se reinventa ao som das vozes que marcam a identidade de Portugal.
Consulte e descarregue aqui o programa completo das Festas da Cidade e Gualterianas 2025