Tren Intercidades Lisboa-Faro se descompone : se rompe el enganche y allá va uno de sus vagones...
rbtribuna
"A empresa luta com falta de operários especializados (que não consegue recrutar ou segurar) e depara-se também com falta de verba para avançar com os trabalhos por falta de decisão superior. Por vezes, a compra de uma simples peça pode demorar semanas a ser autorizada"
Lo adelantó el periódico portugués que más y mejor informa de trenes, Público, mejor publicación para saber de la "ferrovia", de la mano del especialista, nuestro admirado amigo, Carlos Cipriano.
Quebra do engate entre duas carruagens imobilizou a composição, que teve de ser socorrida por um comboio de mercadorias.
Não houve feridos nem a situação é potencialmente muito perigosa.
INTERCIDADES que ligava Lisboa a Faro perdeu uma carruagem durante a viagem
Um comboio da CP que circulava entre Lisboa e o Algarve ficou sem uma carruagem devido à quebra dos engates, acabando por ficar retido em plena via. O caso aconteceu esta segunda-feira, 13 de Outubro, com o Intercidades que saiu de Lisboa-Oriente às 14h02 e tinha chegada prevista a Faro às 17h35. Algures entre Grândola e Canal Caveira quebrou-se o engate que ligava duas carruagens, ficando um dos veículos desligado do resto da composição
Não houve feridos nem a situação é potencialmente muito perigosa, uma vez que a quebra de um engate provoca uma rotura na conduta geral de freio que leva a composição a parar imediatamente.
Em todos os comboios da CP as carruagens estão sempre ligadas através de condutas do sistema de freio automático. Caso a composição se divida acidentalmente (como foi o caso com a quebra do engate), ambas as partes separadas do comboio param automaticamente, independentemente do declive da linha
Intercidades do Algarve acabou, assim, parado em plena via, com uma carruagem abandonada a uns metros do resto da composição, e teve de ser socorrido por um comboio de mercadorias da Medway que se encontrava próximo. Este último fazia o percurso entre Setúbal e as minas de Neves Corvo e teve de encostar num ramal para largar os vagões para que a sua locomotiva fosse resgatar o infeliz Intercidades, rebocando-o para a estação de Grândola.
https://www.publico.pt/2025/10/13/sociedade/noticia/intercidades-ligava-lisboa-faro-perdeu-carruagem-durante-viagem-2150704
Esta weblog de www.tribunadatauromaquia.com y su versión periódica en PDF (en apariencia de revista-suplemento) son un todo. A todo puede accederse a través de este site. No olvide : click en las imágenes y textos capturados para ver más grandes y también para leer mejor las capturas de pantalla que presentemos.