Comboios de Portugal vuelve a los números rojos... El ministro que sueña con privatizar líneas en forma de subconcesiones... ya puede estar contento. La CP es cada mes que pasa, un barco a la deriva...

El diputado socialista y experto en temas ferroviarios (por haber sido cocinero antes que fraile) José Carlos Barbosa, ha denunciado hoy el panorama tan negativo de la compañía férrea lusitana...

Por José Carlos Barbosa
Ontem, em plenário com os sindicatos, a Vogal do Conselho de Administração comunicou que a CP – Comboios de Portugal regressará aos prejuízos em 2025.
Isto significa deitar por terra todo o esforço de recuperação da empresa que conduziu, pela primeira vez na sua história, à obtenção de lucros em 2022, 2023 e 2024.
Esta é mais uma prova de que os emissários políticos colocados na CP, com o objetivo de a privatizar, estão a conseguir enfraquecê-la e a comprometer o trabalho que vinha a ser feito.
Importa ainda recordar que o Conselho de Administração foi rápido a criticar os trabalhadores da CP quando estes alertaram para a perda de receita associada ao chamado “passe verde”.
Agora está provado que as contas foram mal feitas e que a empresa volta aos prejuízos.
Está, assim, montada a tempestade perfeita para instalar na opinião pública a ideia de que a CP é um sorvedouro de dinheiro aliás narrativa antiga, repetida vezes sem conta, sempre que se pretende fragilizar o serviço público e preparar terreno para outras agendas.
Aqui :
https://www.publico.pt/.../tres-anos-cp-volta-prejuizos...