Vila Nova de Gaia, esa ciudad que está al otro lado del puente, ese espejo donde Porto se ve cada mañana, cada tarde, cada noche. Es domingo, por la tarde, tras comer... cientos de personas pasean por la zona alta, donde está el llamado "Jardim do Morro". En esa zona se concentran los días festivos en que hace agradable sol de otoño-invierno, muchas personas; es un punto clave pues a el llega el teleférico que desde allí transporta a las gentes hasta la orilla del río, abajo, donde están las antiguas bodegas del "vinho do Porto".

¿Cómo podíamos definir el lugar?. Pues tal vez a través de simples opiniones diversas, de gentes que allí estaban este domingo, sentadas, tomando el sol, viendo aquel incomparable paisaje, el rostro hermoso que está enfrente, imagen secular de una ciudad, Porto, Patrimonio da Humanidade.

"A melhor fotografia, o melhor por do sol, o sítio perfeito para beber uma cerveja e apreciar a cidade do Porto..."
"Vista deslumbrante sobre o rio Douro e Porto, com uma paragem do metro mesmo ao lado, fica bem conveniente..."
O Jardim do Morro é um espaço verde na freguesia de Santa Marinha, em Vila Nova de Gaia, Portugal.
Localizado no sopé da Serra do Pilar, junto ao tabuleiro superior da Ponte D. Luís, constitui um magnífico miradouro para a zona histórica do Porto. Tem um lago, um coreto e uma vasta variedade de espécies vegetais, entre as quais se encontram 22 tílias alinhadas ao longo do tramo final da Avenida da República.
O Jardim do Morro foi construído em 1927 em Gaia. Desde então, o desenho pouco mudou apesar de em 2016 ser vizinho do metro e local de passagem de milhares de turistas. 
O Jardim do Morro, em Gaia, foi requalificado durante o verão de 2016. As obras custaram mais de meio milhão de euros. O espaço verde, que atrai muitos turistas, tem um anfiteatro ao ar livre, um parque e uma cafetaria panorámica. A gruta e o lago estão preservados.
O Teleférico de Vila Nova de Gaia liga a Praça de Super Bock no Cais de Gaia ao Jardim do Morro -foi inaugurado em 1 de Abril de 2011- numa distância de 560 metros. 

REPORTAJE GRÁFICO DE ARAÚJO MACEIRA
(Puedes usar si quieres alguna de estas fotos, pero ten la decencia de citar su procedencia y autoría. Solo eso...). Haz click sobre cada foto si quieres verla a mayor tamaño.