Un gran luchador por la mejora tan necesaria del ferrocarril en la región portuguesa del Alentejo. Un gran análisis el que hizo en las últimas horas y del que nos hacemos eco en RBTRIBUNA

COMBOIOS E LINHAS FÉRREAS NO ALENTEJO (2020/2030) 
Por António C. Martins Matos 
LINHAS DE ÉVORA E LESTE.
SERÁ QUE OS COMBOIOS DE PASSAGEIROS VÃO MESMO CIRCULAR NA NOVA LINHA ENTRE ÉVORA E ELVAS?
Hoje, vou tratar este assunto, colocando maior ênfase nos comboios de passageiros, que futuramente possam circular entre Lisboa e Elvas, utilizando a nova linha de Évora, tendo em vista os comboios intercidades que já circulam entre Lisboa e Évora. O que o governo e a CP preconizam, é fazer um estudo para apurar a viabilidade do prolongamento desse serviço até à cidade de Elvas. Quando se fala em estudo, é sinal que vai demorar a concretizar-se esse projeto. Em relação aos comboios de passageiros na linha do Leste, penso que com dois comboios inter-regionais, em cada sentido (mantendo a ligação a Badajoz), satisfaria as necessidades da população. No entanto teriam de ser alterados os horários de maneira a combinar o serviço com a linha de Évora.
O QUE EU DEFENDO E ACHO QUE IRÁ SERVIR MELHOR AS POPULAÇÕES
Dois ou três comboios intercidades, (em cada sentido), para viagens mais rápidas entre Lisboa, Évora e Elvas, com horários ajustados às necessidades de, (principalmente), trabalhadores e estudantes. Colocar em circulação três comboios regionais ou inter-regionais, (em cada sentido), para servir a população em geral. Construção de pelo menos uma estação, na zona do Alandroal ou Redondo.
COMBOIOS INTERCIDADES (LISBOA-ÉVORA-ELVAS E VICE-VERSA)
Dois comboios em cada sentido:
Partida de Lisboa 07:00 horas, com chegada a Elvas cerca das 09:00 horas.
Partida de Lisboa 19:30 horas, com chegada a Elvas às 21:30 horas.
Partida de Elvas 06:45 horas, chegada a Lisboa 08:45 horas.
Partida de Elvas 19:30 horas, chegada a Lisboa 21:30 horas.
Estes horários, com pequenas alterações, satisfarão perfeitamente estudantes e trabalhadores, que poderão ir e vir no mesmo dia, sem custos de alojamento.
COMBOIOS REGIONAIS E INTER-REGIONAIS
Os comboios regionais, asseguram um serviço mais eficaz para a população, pois fazem as paragens necessárias nas estações intermédias, onde o intercidades não irá parar. Claro que os horários obedecem a um estudo prévio, de maneira a servir os interesses dos passageiros.
PORTALEGRE NÃO PODE NEM DEVE FICAR ESQUECIDA
Assegurar a ligação à linha de Évora com transbordo em Elvas.
Estação de Portalegre na zona industrial, através de ramal ou variante.
Eletrificação da linha do Leste.
COMBOIOS INTER-REGIONAIS NA LINHA DO LESTE (DOIS OU TRÊS EM CADA SENTIDO)
Um comboio pela manhã, com chegada a Elvas num horário que seja possível a ligação a Évora. Outro com chegada a Elvas ao fim da tarde, com o mesmo objetivo.
As partidas de Elvas, (também dois comboios), seriam de igual modo, baseadas nas chegadas dos comboios pela linha de Évora. Tenho a certeza de que com este interface ferroviário, o governo e a CP prestarão um excelente serviço aos passageiros, provocando uma maior procura, caso os comboios sejam mais rápidos e confortáveis.
MATERIAL CIRCULANTE DA CP
A CP diz não ter material circulante, para o serviço de passageiros, sim é verdade!... Mas em 2026 começarão a chegar os novos comboios comprados pela CP, além disso também temos de contar com as carruagens, (ARCO -50), compradas à Renfe, das quais 35 foram remodeladas, estando já ao serviço grande parte delas e as outras 15 em breve estarão disponíveis. (50 carruagens dão para formar 10 a 15 comboios). Assim, penso que com boa vontade, a CP, a partir de 2026, poderá dar uma resposta satisfatória.
(Tanto na linha de Évora como na linha do Leste, a CP disponibilizará comboios consoante a procura).
VONTADE POLÍTICA
Pois, o mais importante é a vontade política. A união de todos, é um passo imprescindível para atingir um objetivo comum que é levar o barco a bom porto, (neste caso levar o comboio). Se nada for feito, o serviço de passageiros, poderá estar em risco e seria uma enorme deceção para os alentejanos, que esperam encurtar o tempo de viagem para Lisboa, assim como para outras povoações nesse percurso.
Então!... Senhores Autarcas de Portalegre, Arronches, Monforte, Campo Maior, Elvas, Estremoz, Borba, Vila Viçosa, Alandroal e Évora, deem as mãos e promovam reuniões para estudar bem esta temática (ferrovia no Alentejo) e reivindicar junto do governo aquilo que são as vossas/nossas pretensões.
Hoje ainda estamos a tempo, amanhã poderá ser tarde!...
Como tal, apelo às forças políticas para que não deixem fugir esta oportunidade.
Esta é a minha opinião, que se baseia também naquilo que é o anseio dos alentejanos em particular e de todos os utentes dos comboios em geral.
O amante de comboios
António C. Martins Matos