rbtribuna. 

Quinta Pedagógica lança Carta para uma Alimentação Saudável e Sustentável 

A Quinta Pedagógica de Braga lançou a Carta para uma Alimentação Saudável e Sustentável, com foco nos produtos biológicos e com receitas tradicionais. A partir dos produtos biológicos da Quinta e das suas actividades lúdico-pedagógicas, este documento contém conselhos e estratégias para promover uma alimentação saudável junto da população, através de receitas elaboradas pelo Chef de Fábio Bernardino.

Durante a apresentação do livro, o vereador do Ambiente destacou a importância desta iniciativa como forma de educar os mais novos para uma alimentação saudável e sustentável. Altino Bessa destacou a vertente de sensibilização do projecto, que privilegia a utilização dos produtos sazonais da região. “Este é um livro de sustentabilidade ambiental e alimentar e surge de um desafio lançado ao Chef de Fábio Bernardino, para elaborar receitas inspiradas e identificadas com os produtos produzidos na Quinta Pedagógica. Este documento é direccionado para o público escolar, mas também para as famílias e grupos seniores e reflecte toda a prática pedagógica no âmbito da promoção de hábitos saudáveis e respeito pelo mundo rural”, referiu Altino Bessa, adiantando que o livro será distribuído pelas escolas e Juntas de Freguesia do Concelho.

Como forma de promover esta iniciativa, foi realizado um workshop de cozinha pelo Chef Fábio Bernardino, com a presença de duas turmas de alunos do Centro Escolar de S. Frutuoso que aprenderam conceitos e elaboraram algumas receitas. Carla Sepúlveda, vereadora da Educação, lembrou que educar para uma alimentação saudável, biológica e sustentável “é um dos eixos prioritários” da estratégia adoptada pelo Município no projecto educativo local. “Acreditamos que é a partir da educação que podemos alterar trajectórias menos optimistas para a sociedade. A Quinta Pedagógica tem sido fundamental na difusão de boas práticas no ‘circulo’ da educação para a alimentação saudável e sustentável e com esta Carta, apresentada de forma apelativa e com receitas práticas, as crianças têm a oportunidade de conhecer novos sabores e novos produtos”, referiu.

A Carta para uma Alimentação Saudável e Sustentável é um projecto de sensibilização que reflecte para a importância de uma alimentação saudável, com maior consumo de frutas e legumes, a par de alimentação mais sustentável ambientalmente, com o consumo de produtos locais, de época, produzidos com técnicas de agricultura biológica e com menor pegada ecológica.

Além dos textos e receitas da autoria do Chef de Fábio Bernardino, o livro conta com a ilustração, paginação e design gráfico de Daniela Oliveira, aluna de mestrado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Pode aceder à Carta para uma Alimentação Saudável e Sustentável da Quinta Pedagógica de Braga em: https://bit.ly/3DcKlal